Aveiro e Porto erguem a Taça GarciCup

quinta, 06 de abril 2023

Estarreja celebrou a Festa do Andebol, acolhendo mais de 250 atletas juvenis de 12 seleções regionais de Aveiro, Braga, Leiria, Lisboa, Porto e Viseu. A Taça GarciCup - Torneio de Andebol de Seleções Regionais – sub-14, em masculinos e femininos, decorreu no último fim de semana, dias 1 e 2 de abril. Para além da competição, viveram-se momentos de convívio, troca de experiências e aprendizagem.

Numa organização conjunta da Câmara Municipal de Estarreja e da Associação de Andebol de Aveiro, o evento desportivo contou com a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Andebol, Miguel Laranjeiro, dos dirigentes máximos das Associações Distritais e dos selecionadores nacionais da modalidade, incluindo o selecionador nacional dos Seniores Masculinos, Paulo Pereira.

4 estarrejenses na seleção regional aveirense

Sagraram-se vencedoras deste torneio em Estarreja, a Seleção Regional de Aveiro, em masculinos, e a equipa do Porto, em femininos. Para o resultado da equipa aveirense contribuíram quatro atletas estarrejenses – Miguel Lemos, do EAC, Afonso Guimarães, Afonso Lopes e Josué Silva, da Artística de Avanca -, selecionados para integrar a formação regional masculina. Destacam-se as prestações do pivot Miguel Lemos e do lateral esquerdo Afonso Lopes, eleitos para o “7 Ideal” da competição.

Para além dos 18 jogos realizados, decorreu um workshop de formação para os guarda-redes de todas as seleções presentes, sob orientação de treinadores de guarda-redes da seleção nacional, que teve grande adesão e entusiasmo.

Com os pavilhões Municipal e da Escola Secundária cheios de adeptos em várias partidas, “este foi mais um momento que tornou Estarreja a Capital do Andebol, apostando na formação e desenvolvimento desportivo dos mais jovens e trazendo centenas de pessoas ao Município, causando um grande impacto, desportivo, económico e social”, resume o Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Estarreja, João Alegria.

A Taça GarciCup foi ainda uma oportunidade para divulgar o Torneio Internacional de Andebol – Garcicup 2023, que decorrerá de 5 a 9 de julho.

ELEIÇÃO DO 7 IDEAL

Masculino
Guarda Redes_ Duarte Branco . Aveiro
Ponta Esquerda_ Nuno Marques . Porto