Estarreja tem “Samba Com Vida” em maio

Assume-se como um dos maiores eventos de samba na Europa e espera receber um total de dez mil participantes e 60 escolas/ blocos de samba do país e do estrangeiro, num total de 20 nacionalidades. Tem como convidados, profissionais do samba do maior “show da terra”. Com organização do Grupo Recreativo e Escola de Samba Trepa de Estarreja, e apoio do Município de Estarreja, o Samba Com Vida’23 reúne todos os ingredientes como espaço de aprendizagem e formação, envolvido num clima de convívio e festa. De 4 a 7 de maio, Estarreja é contagiada pelos ritmos do Brasil, que fazem parte da cultura local há quase 40 anos.

sexta, 21 de abril 2023

A apresentação da 4.ª edição do SCV decorreu na quarta-feira, dia 19, no Café-Concerto do Cine-Teatro de Estarreja. Dinis Pinto, da organização, destacou que o evento “assenta num pilar essencial que é a formação”, dando aos participantes a oportunidade de “troca de experiências com quem sabe, com quem é profissional do samba”.

Artistas do Carnaval do Rio dão formação

No rol de convidados vindos do Carnaval do Rio de Janeiro e “garantindo a qualidade da formação” estão Gustavo & Guilherme, mestres de Bateria da Salgueiro, Thai Rodrigues, Rainha do Carnaval do Rio 2022 e Bailarina da Comissão de Frente da Portela 2023, Cintya & Matheus, Casal Porta-Bandeira e Mestre-Sala (PB-MS) da Estação Primeira de Mangueira, Cláudia Mota, Coreógrafa de Comissão de Frente e Casal PB-MS da Estação Primeira de Mangueira e o mestre dos mestres, Odilon Costa com o seu Bloco 20.

Este ano, nos vários workshops e palestras, serão ministradas cerca de 50 horas de formação, distribuídas por várias temáticas com a presença de 700 formandos “no ano em que se regista o maior número de turmas”.

Abrindo a participação a outros grupos de Carnaval que não exclusivamente ligados ao samba, a dimensão artística está presente com formação ligada às alegorias de carnaval. Este ano, Leandro Vieira, “carnavalesco da moda do Rio de Janeiro e vencedor de cinco campeonatos”, dará um workshop sobre pintura com incursão ao Pavilhão dos Curtumes onde se constroem os carros alegóricos do carnaval estarrejense.

As crianças também sambam

Numa aposta de futuro e a pensar nas próximas gerações do Carnaval, o SCV Kids promove “formação pelos melhores sambistas do país para um dia de experiência e partilha” dedicado aos mais novos. Convém não esquecer que o Carnaval de Estarreja teve este ano um desfile infantil com mais de 1800 pequenos foliões, as escolas de samba desfilam com alas mirins e os grupos de folia também integram dezenas de crianças nos Grandes Corsos.

“O carnaval está no sangue dos estarrejenses”

O Município de Estarreja apoia o evento destacando a sua dimensão de formação e partilha de conhecimentos, inserida numa aposta de “capacitação e qualificação dos intervenientes do Carnaval de Estarreja”, conforme salientou a Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto. Por outro lado, o SCV “potencia a dimensão turística e promove o nosso território e o Carnaval de Estarreja”, referiu. Iniciativas como esta comprovam a “ascensão do Carnaval de Estarreja. O carnaval está no sangue dos estarrejenses”, afirmou com orgulho a autarca.

Parque da cidade é o palco principal do evento

Sítio do Carnaval em fevereiro, o Parque Municipal do Antuã é durante estes dias o “Espaço Samba Com Vida” como ponto único de convívio e encontro de todos os participantes do evento, servindo para várias funcionalidades: secretariado, bilheteira, formação, refeições, camarins, WC, bares, praça da alimentação e concertos. Uma novidade é o Glamping Village que procura dar uma resposta diferenciadora ao nível de alojamento.

A 5ª edição dos Globos do Samba será “um momento marcante” antecipa Dinis Pinto. Os prémios do samba têm o objetivo de reconhecer o trabalho das Escolas de Samba e dos sambistas de Portugal que mais se destacarem no último ano, em 14 categorias. A Gala dos Globos do Samba, a 5 de maio, contará com a participação especial da Escola Samba de Gotemburgo, Suécia, A BUNDA, com a vinda de 90 elementos.

O maior desfile em Bloco da Europa

Para além da Gala dos Globos do Samba, o Samba com Vida’23 contará com um concerto, a 6 de maio, com uma das principais bandas de samba/ pagode do Brasil, o grupo ATITUDE 67. Nessa mesma noite, sai para a avenida o Desfile Noturno de Samba & Bloco Odilon, neste que é já o maior desfile em Bloco da Europa com a presença de 300 percussionistas e 500 figurantes de várias escolas de samba.

Consulte aqui o programa do Samba Com Vida 2023