Programa educativo "Cientista regressa à Escola"

quinta, 11 de maio 2023

A cientista Joana Silva irá à Escola Básica Padre Donaciano de Abreu Freire esta sexta-feira, dia 12, para realizar oficinas de ciência com as turmas do 4º ano, no âmbito do programa “Cientista Regressa à Escola”, implementado pela organização Native Scientists, e ao qual o Município de Estarreja se associa.

Este programa pretende proporcionar uma experiência única de promoção da literacia científica aos alunos finalistas do 1º ciclo, em que o cientista prepara uma oficina prática e pedagógica durante um dia inteiro numa escola localizada no seu local de origem.

A estarrejense Joana Silva estudou na Escola Primária do Agro com a Professora Mariazinha Dias, que muito lhe aguçou a curiosidade e incutiu o rigor da disciplina. Formou-se em Arquitetura na Universidade do Porto em 2007, com mestrado (2016, sobre a formação e a erradicação de uma favela) e doutoramento (2021, sobre as funções do desenho de arquitetura) na Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil. Trabalhou em programas de urbanização de favelas no Brasil e na Índia. Fez investigação em várias instituições e foi professora nas Universidades de Minas Gerais e de Ouro Preto, atividades que exerceu em paralelo à prática da arquitetura. Atualmente trabalha na Divisão de Planeamento do Território da Câmara Municipal de Aveiro e faz parte do grupo de investigação académica Mom-Morar de outras maneiras."

O programa tem o apoio do Município de Estarreja que, ao acolher este programa, celebra a ciência, desconstrói estereótipos e promove a literacia científica, estabelecendo pontes entre a comunidade científica e as pessoas da nossa terra. Assegura também que as crianças do 4º ano envolvidas no projeto, ao transitar para o segundo ciclo, vivam a experiência de conhecer e trabalhar com um cientista.