Câmara atribui comparticipações às coletividades participantes nas Marchas de Santo António 2023

terça, 23 de maio 2023

A Câmara Municipal de Estarreja aprovou os valores de comparticipação a atribuir às sete coletividades que irão participar nas Marchas de Santo António e que totalizam os 19 360€. As marchas populares decorrem na noite de 12 de junho, no Parque Municipal do Antuã, com a participação de 740 marchantes.

As Marchas de Santo António atingiram um patamar de qualidade que implica um investimento significativo por parte das Associações e Coletividades participantes. As comparticipações aprovadas na reunião de Câmara realizada no dia 11 de maio, atualizam o valor atribuído aos marchantes, e mantendo-se o valor relativo aos músicos que acompanham a marcha, nos seguintes termos: 27,5€/marchante; 20€/músico que acompanha a marcha.

Integradas na programação das Festas de Santo António, da Cidade e do Município, as Marchas de Santo António “são feitas de cor, animação, música popular, coordenação dos participantes com trajes próprios e arcos devidamente ornamentados, demonstrativas de uma extraordinária capacidade organizativa e criativa das coletividades do concelho”, afirma a Vereadora da Cultura, Isabel Simões Pinto.

“Comprovando que, de facto, quando a comunidade se vê envolvida num evento como este e sente que a sua identidade e as suas tradições estão a ser valorizadas por quem nos visita, revela uma forte intervenção comunitária, elevando os valores culturais, com rigor estético e espírito de cidadania”, acrescenta.

Marchas participantes e tema:
ACRES Escola de Samba “Vai Quem Quer" – “Em Terras de Miranda quem dança é a Vai Quem Quer”
Associação Cultural e Recreativa “A Esteira de Veiros” – “Maria, A Ceboleira”
Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Pela Ria a navegar”
Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Lavadeiras”
Fundação Cónego Filipe Figueiredo - "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", Fernando Pessoa
Grupo de Samba “Os Morenos” – “As salinas de Aveiro”
Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense - "Bailaricos da Aldeia"

Prémios a atribuir no Mercado Antigo e Marchas

Na mesma reunião foram aprovados os prémios a atribuir aos primeiros classificadas das Marchas e no âmbito do Mercado Antigo. No Mercado Antigo serão atribuídos prémios financeiros no valor de 300€ para o Melhor Traje, Melhor Posto de Venda e Melhor Encenação. Para as Marchas de Santo António, foram aprovados os seguintes prémios: 1.ª classificada: 500 €; 2.ª classificada: 300 €; 3ª Classificada: 150 €.

De ano para ano, as coletividades apresentam-se cada vez com mais qualidade, revelando um forte sentimento de pertença e contribuindo para a consolidação da identidade cultural, preservando memórias e tradições locais. Por esta razão, e como forma de reconhecimento deste envolvimento e dedicação a um dos momentos culturais mais relevantes do Município, está prevista a atribuição de prémios no âmbito do Mercado Antigo e das Marchas de Santo António.

A recriação do Mercado Antigo, na Praça Francisco Barbosa (2, 3 e 4 de junho), e as Marchas Populares de Santo António (12 de junho), no Parque Municipal do Antuã, constituem dois momentos altos da programação das Festas de Santo António e de Estarreja que implicam um forte envolvimento do movimento associativo do concelho.