O Mar começa aqui!

segunda, 29 de maio 2023

As Eco-Escolas Egas Moniz de Avanca e Secundária de Estarreja comemoram o Dia Europeu do Mar, que se celebra anualmente a 20 de maio, com o projeto “O Mar começa aqui”. Através da pintura e da arte, sensibilizam para a correta gestão dos resíduos e sua deposição nos locais certos.

Por serem potenciais locais de condução de resíduos até ao mar, as escolas voltam a decorar as sarjetas com pinturas idealizadas pelos estudantes. Em Avanca, animais marinhos - polvo e o golfinho – invadiram escoadouros no centro da Vila com a mensagem “O Mar começa aqui”. Já os eco-estudantes da Escola Secundária irão arregaçar as mangas para até 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, decorarem também com pinturas as sarjetas na via pública e no espaço escolar. Depois de um processo de reflexão e debate de ideias, foi escolhida uma representação do mar com várias espécies, nomeadamente o polvo, a sardinha, algas e estrelas-do-mar.

A  Câmara Municipal de Estarreja, como parceira que é das suas Eco-escolas, apoia as duas escolas Prof. Dr. Egas Moniz e Secundária de Estarreja na concretização do projeto, fornecendo tintas, pincéis, trinchas, fitas e demais material (barreiras e sinalização) necessários para a pintura.

Esta ação visa alertar os munícipes para a importância de uma correta gestão dos resíduos produzidos, colocando-os nos locais adequados para o efeito.

Se não forem colocados no local certo, o lixo pode ser arrastado pelas águas da chuva e através das sarjetas chegarão aos nossos rios e mar e inevitavelmente a nós através da cadeia alimentar.

Objetivos do projeto:
- Compreender a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade em geral e da qualidade da água doce e salgada em particular;
- Educar para uma cidadania ativa incitando os jovens a passar a mensagem de que “Tudo o que cai no chão, vai parar ao mar” a toda a comunidade educativa;
- Estimular a criatividade dos alunos, através do desenvolvimento de competências em áreas como a expressão plástica;
- Implementar estratégias de cooperação escolas-autarquias para a promoção da sustentabilidade.