Programa de voluntariado “Juntos pela Floresta de Estarreja 2023”

terça, 06 de junho 2023

Se queres fazer uma atividade útil, interessante, em prol de um bem comum (natureza e floresta) e também fazer amigos, aventura-te, veste a camisola e VEM SER VOLUNTÁRIO EM ESTARREJA, NA FLORESTA!

O Município de Estarreja apresentou a candidatura ao IPDJ (Instituto Português do Desporto e da Juventude, I.P.), e, por isso, se tiveres interesse, REGISTA-TE em: https://bdu.ipdj.gov.pt/. Paralelamente, podes enviar um email para protecao.civil@cm-estarreja.pt a informar que estás interessado/a em participar neste projeto. As vagas são limitadas e obedece a uma seleção.

LOCAL - Concelho de Estarreja

DATAS - 10 a 28 de julho (descanso nos dias 15 e 22). Cada jovem faz os 17 dias de projeto do início (10 de julho) até ao fim (28 de julho).

HORÁRIO - 10h00 às 15h00 (5 horas por dia de voluntariado).

DESTINATÁRIOS: Jovens com idade entre 14 e 30 anos (inclusive).

REQUISITOS - Saber andar de bicicleta, ter entre 14 e 30 anos, sentido de responsabilidade, gostar de "trabalhar" em equipa, gosto e respeito pela natureza, espírito de aventura e querer fazer amigos. (Se não tiveres bicicleta a Câmara de Estarreja pode emprestar).

FORMAÇÃO INCIAL - receberás formação sobre floresta e prevenção de incêndios florestais, orientação em campo, alertas de incêndios rurais, prevenção rodoviária no uso de bicicleta e primeiros socorros.

ATIVIDADES - Vigilância ativa de bicicleta, alertas de incêndios, sensibilização da população, inventariação e recolha de resíduos em espaço florestal.

AGENTE DE PROTEÇÃO CIVIL E GUARDIÃO DA FLORESTA - terás o privilégio de contactar agentes de proteção civil locais e no final receber um certificado de participação.

DEVERES E DIREITOS - aplicáveis os do Regulamento do IPDJ.

Seguro de acidentes pessoais e bolsa paga pelo IPDJ (12 euros por dia).

COORDENAÇÃO - Gabinete de Proteção Civil e Florestal da Câmara Municipal de Estarreja.

Participa! Veste a camisola, a floresta de Estarreja precisa de ti!
Valoriza as tuas férias e faz novos amigos!