Geminação com La Riche: delegação francesa de visita a Estarreja durante as Festas de Santo António

quinta, 08 de junho 2023

O acordo de geminação entre os municípios de Estarreja e La Riche (França) foi firmado há 34 anos, em 1989, e os laços de amizade continuam a ser honrados com mais ações. A culminar as mais de 3 décadas da ligação luso-francesa, na sequência do convite endereçado pela Câmara Municipal de Estarreja, uma delegação de quatro representantes de La Riche, encabeçada pelo seu presidente, o lusodescendente Filipe Ferreira-Pousos, desloca-se a Estarreja, chega hoje a Estarreja para cá ficar até dia 11 de junho, durante as celebrações das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja.

A cerimónia comemorativa da geminação e receção oficial está agendada para sábado, 10 de junho, nos Paços do Concelho, às 16h30. Durante a sessão, será celebrada a renovação de acordo de amizade entre as duas cidades, 34 anos depois da sua proclamação.

Para além da passagem pelas Tasquinhas de Gastronomia Regional e pelos grandes concertos de Carlão (dia 9) e Marisa Liz (dia 10) das Festas de Estarreja, o programa cultural inclui um roteiro pelos principais pontos turísticos do nosso concelho: Casas Museu Egas Moniz e Marieta Solheiro Madureira, roteiro de arte urbana ESTAU, Centro de Interpretação de Construção Naval e BioRia.

Entretanto, a caminho de Estarreja está um grupo de ciclistas do Club Olympique La Riche, presidido por Xavier Leduc, que partiram da cidade francesa no dia 26 de maio, em direção a Estarreja, estando a sua chegada prevista para sábado, dia 10, após uma viagem de bicicleta de 1.465 km. Antes do regresso a La Riche, desta vez de comboio, irão participar no 32.º Convívio do Grupo de Cicloturismo de Avanca que se realiza no dia 11 de junho, domingo, a partir das 8h30, e com passeio até à praia da Torreira.

»» Para descobrir La Riche, visite a página oficial da autarquia http://www.ville-lariche.fr/