Festas de Santo António e de Estarreja: O Parque do Antuã é o palco dos grandes concertos, das marchas populares e das tasquinhas

A partir desta sexta-feira, as Festas de Santo António assentam arraiais no Parque Municipal do Antuã com tasquinhas e longas horas de animação garantidas. No cartaz do evento surgem os concertos de grandes nomes da música nacional que dispensam apresentações: Carlão (dia 9), Marisa Liz (dia 10) e José Cid (dia 11). E as populares Marchas de Santo António (dia 12). Entradas livres.

sexta, 09 de junho 2023

Carlão, um dos maiores nomes da música urbana da atualidade, promete um concerto poderoso, em nome próprio com o álbum “Quarenta”, esta noite, às 22h. No grande palco das Festas, segue-se uma voz e um carisma únicos, da cantora, autora e compositora Marisa Liz, que apresenta ao vivo o seu primeiro álbum a solo, este sábado, dia 10. José Cid (domingo, dia 11) é o grande senhor que se segue. Cantor, autor e compositor, com uma longa e respeitada carreira, aos 81 anos, promete trazer as canções que todos conhecem. Os concertos estão agendados para as 22h, no Parque do Antuã, com entradas livres.

Como sempre, a participação de dezenas de associações locais é uma imagem de marca dos festejos. São disso exemplo as Marchas Populares (12 junho), um dos momentos mais aguardados dos festejos antoninos em Estarreja, fruto do bairrismo das forças vivas do município. Um total de 7 grupos, somando mais de 7 centenas de marchantes, desfilam na véspera do feriado municipal inspirados em temas populares (Escola de Samba “Vai Quem Quer" – “Em Terras de Miranda quem dança é a Vai Quem Quer”; Associação Cultural e Recreativa “A Esteira de Veiros” – “Maria, A Ceboleira”; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Pela Ria a navegar”; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Lavadeiras”; Fundação Cónego Filipe Figueiredo - "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", Fernando Pessoa; Grupo de Samba “Os Morenos” – “As salinas de Aveiro”; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense - "Bailaricos da Aldeia").

Nas Tasquinhas, são 12 as coletividades (Escuteiros Santa Marinha de Avanca; Grupos de Samba Os Morenos, Vai Quem Quer e Samba Tribal; Grupos de Folia Clube Pimpónico, TAS'KU'ELA, Gresfa e Xatiados; Arsenal de Canelas; Saavedra Guedes; As Tricaninhas S. Miguel Fermelã; Antuã Beach Handbal Team) que dão a provar os petiscos regionais e concorrem pelo prémio de melhor prato. Se às iguarias juntarmos a animação musical, completo fica o serão destas noites quentes em Estarreja.

A semana é coroada com as celebrações religiosas e a Sessão Solene do Dia do Município (13 de junho), no Cine-Teatro Municipal, às 15h. Em dia de celebração municipal, para o qual está convidada toda a comunidade, Estarreja presta homenagem a personalidades e instituições que honram o nome do município com atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, Votos de Louvor a melhores alunos e atletas e clubes campeões nacionais e homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal que cumprem 25 de serviço e que se aposentaram. Este ano serão galardoados com a Medalha de Mérito, o Professor Humberto Varum, o Grupo Tradicional de Música Portuguesa “Ventos da Ria”, o Grupo Etnográfico Danças d’Aldeia de Pardilhó e o Grupo Desportivo e Cultural da CIRES.

“Olha, olha para ela
Traz o mundo num balão
Ai Estarreja é sempre aquela
Que mantém a tradição”