Noite de Marchas Populares de Santo António

segunda, 12 de junho 2023

Estarreja está em Festa e esta noite, vive-se um dos momentos mais esperados dos festejos de Santo António, as Marchas Populares. Cumprindo a tradição, a partir das 21h30, a zona junto ao Parque do Antuã (Avenida 25 de Abril e Alameda do Parque) enche-se de cor, brilho e música com as 7 marchas a trazerem a história e tradições para a rua. Venha daí provar o melhor da gastronomia regional na Tenda das Tasquinhas, assistir às Marchas e dar um pé de dança no baile popular com a Banda MJ.

As Marchas Populares constituem um dos momentos mais aguardados dos festejos antoninos em Estarreja, fruto do bairrismo das forças vivas do município. Um total de 7 grupos, somando mais de 7 centenas de marchantes, desfilam na véspera do feriado municipal inspirados em temas populares.

Marchas participantes e temas (por ordem de desfile) 2023

Fundação Cónego Filipe Figueiredo - "Tenho em mim todos os sonhos do mundo", Fernando Pessoa

Associação Cultural e Recreativa “A Esteira de Veiros” - “Maria, A Ceboleira”

Grupo de Samba “Os Morenos” - “As salinas de Aveiro”

Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes - “Pela Ria a navegar”

ACRES Escola de Samba “Vai Quem Quer" - “Em Terras de Miranda quem dança é a Vai Quem Quer”

Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense - "Bailaricos da Aldeia"

Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro - “As Lavadeiras”

Antes do desfile, as Tasquinhas, dinamizadas por 12 coletividades (Escuteiros Santa Marinha de Avanca; Grupos de Samba Os Morenos, Vai Quem Quer e Samba Tribal; Grupos de Folia Pimpões, Tas'ku'Ela, Gresfa e Xatiados; Arsenal de Canelas; Saavedra Guedes; As Tricaninhas S. Miguel Fermelã; Antuã Beach Handbal Team) abrem às 19h para a sua última noite dos melhores sabores e petiscos regionais.

Sessão Solene e celebrações religiosas no Dia do Município, 13 de junho

As Festas de Santo António que começaram no dia 2 de junho são coroadas com as celebrações religiosas e a Sessão Solene do Dia do Município (13 de junho), no Cine-Teatro Municipal, às 15h. Em dia de celebração municipal, para o qual está convidada toda a comunidade, Estarreja presta homenagem a personalidades e instituições que honram o nome do município com atribuição das Medalhas de Mérito Municipal, Votos de Louvor a melhores alunos e atletas e clubes campeões nacionais e homenagem aos trabalhadores da Câmara Municipal que cumprem 25 de serviço e que se aposentaram. Este ano serão galardoados com a Medalha de Mérito, o Professor Humberto Varum, o Grupo Tradicional de Música Portuguesa “Ventos da Ria”, o Grupo Etnográfico Danças d’Aldeia de Pardilhó e o Grupo Desportivo e Cultural da CIRES.

“Olha, olha para ela
Traz o mundo num balão