Dia do Município: homenagens aos estarrejenses e críticas à Linha de Alta Velocidade

quarta, 14 de junho 2023

Estarreja celebrou a sua identidade municipal, que tem como um dos principais pilares as pessoas e por isso foram muitos os estarrejenses homenageados na Sessão Solene do Dia do Município, que teve mais uma vez como palco o Cine-Teatro de Estarreja, em pleno feriado municipal, 13 de junho.

Melhores Alunos, Atletas e Clubes Campeões Nacionais, Trabalhadores da Câmara Municipal, uma individualidade - o engenheiro Humberto Varum -, e três coletividades - Grupo de Música Tradicional Portuguesa “Ventos da Ria”, Grupo Etnográfico Danças d’Aldeia de Pardilhó e Grupo Desportivo e Cultural da Cires -, foram reconhecidos pelos seus percursos e pelo contributo para o engrandecimento da sua terra natal.

Neste feriado municipal e último dia das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, o Presidente da Câmara Municipal, Diamantino Sabina, que devido à deslocação a Newark não conseguiu marcar presença na sessão, deixou, no entanto, a sua mensagem aos estarrejenses, transmitida pelo Vice-presidente, João Alegria, começando por enaltecer as pessoas. “São, reconheço, indiscutivelmente esses Pilares que constroem ou ajudaram a construir a nossa identidade.”

Lembrou alguns dossiers marcantes do último ano “que se devem ao empenho das Instituições locais, de muitas centenas de pessoas, e da Câmara Municipal e do sucesso das suas políticas autárquicas”, tais como a criação de 9 ARU – Áreas de Reabilitação Urbana nas freguesias, a reabilitação da envolvente exterior aos Blocos 234, 236 e 238 da Urbanização da Teixugueira, o curso de construção naval em Pardilhó, mais um concurso público para a beneficiação de arruamentos, num investimento municipal de 1 130 000€ e cujas obras estão a terminar, ou o “acordo de mutação dominial com a Infraestruturas de Portugal, que determina a transferência do domínio de todas as Estradas Nacionais locais para o Município e inclui a transferência dum envelope financeiro de cerca de 2 200 000€, que servirá para reabilitar as referidas Estradas, incluindo a EN109, cuja reabilitação vimos reivindicando há mais de uma década”.

Entre críticas ao Governo, Diamantino Sabina sublinha que “numa atualidade como a que vivemos, em que os portugueses estão sufocados com uma excessiva carga fiscal e um custo de vida insuportável, tentamos ser exemplo, apoiando socialmente com diversos programas concelhios. Num país em que as empresas não conseguem ser competitivas, porque são vistas como sorvedoras de capital e devem ser exemplos no pagamento de impostos, tentamos ser parceiros e estimular o seu crescimento”.

TGV “suburbano com medidas não europeias”

As críticas sobem de tom quando o tema é a “Linha de Alta Velocidade deste Ministério das Infraestruturas, que em vez de ir ao encontro do que determinam as orientações europeias, procura isolar Portugal do resto da Europa. Pretendem-se carris com medidas não europeias e um TGV que mais se parecerá a um suburbano com paragens em todas as estações e apeadeiros! Isto à custa do esquartejamento de territórios, da destruição de habitats naturais e da expropriação de habitações, incluindo no nosso Concelho. Por não falar nos 5 mil milhões de euros que vai custar e que não é financiado por fundos europeus.”

Na mesma linha, a Presidente da Assembleia Municipal, Regina Bastos, também apontou críticas ao “projeto do Governo da Linha de Alta Velocidade, no nosso Concelho, que desmembra a freguesia de Canelas, não é pacífico, nem agrada à população. As Freguesias afetadas, a Câmara e a Assembleia Municipal estão convicta e consistentemente ao lado da população a rejeitar o projeto, a denunciar que é negativo e indesejado, tanto económica como socialmente.”

A propósito de uma sondagem lançada recentemente, Regina Bastos especificou que em “matéria de confiança nas instituições, de quem os portugueses desconfiam mais é dos partidos (79%), logo seguidos do Governo (64%)”, mas confiam mais nas Juntas de Freguesia (70%) ou nas Câmaras Municipais (65%). Nessa medida, realçou o papel dos Presidentes das Juntas de Freguesias e o Presidente da Câmara e das suas equipas, a “presença diária junto das pessoas, o conhecimento do território, das suas características e potencialidades, a defesa do interesse das comunidades, doa a quem doer, e a denúncia de más opções políticas do poder central”.

Reabilitação do centro da cidade será apresentada na próxima semana

Olhando para o futuro, Diamantino Sabina destaca algumas obras relevantes previstas para os próximos anos, tais com a reabilitação do Parque da Cidade do Antuã, a Construção da Variante Poente à Cidade, com qual se pretende desviar parte significativa do trânsito do centro da cidade, Edifícios de apoio ao BioRia, em Salreu, o Pavilhão Municipal dos Desportos, ampliação das Infraestruturas do Eco Parque Empresarial, ampliação e requalificação do USF Águas do Gonde, em Avanca, ou a Reabilitação do Centro da Cidade, “projeto ambicioso que apresentaremos publicamente, no próximo dia 20, pelas 21h00”, no Cine-Teatro de Estarreja numa sessão aberta a todos os estarrejenses.

A Sessão Solene do Dia do Município está disponível nas redes sociais do Município (Facebook e Youtube).