Troféu Nacional de Samba reúne as campeãs em Estarreja

A “liga das campeãs” do samba está, finalmente, de regresso à cidade de Estarreja. Depois da 10.ª edição que teve lugar em 2019, realiza-se este sábado, dia 17 de junho, o 11.º Troféu Nacional de Samba que vai reunir na mesma avenida as melhores escolas de samba dos principais carnavais de Portugal. O desfile começa às 22h, no Parque Municipal do Antuã, com entradas livres.

quinta, 15 de junho 2023

Depois de três anos de interregno por causa da pandemia da COVID-19, as cores do samba nacional voltam a fundir-se em Estarreja, este sábado à noite. O desfile tem entradas livres.

As escolas de samba que se sagraram campeãs do Carnaval, em Estarreja (Trepa de Estarreja), Ovar (Costa de Prata), Mealhada (Batuque) e Figueira da Foz (A Rainha), onde existe classificação na categoria do samba (em Ovar o ano de classificação refere-se a 2020), preparam-se para mais uma competição, desta vez, com peso nacional.

Com coorganização da Associação do Carnaval de Estarreja e da Câmara Municipal de Estarreja, numa espécie de “carnaval de verão”, antevê-se um espetáculo de ritmo, cor, alegria, qualidade, criatividade e exuberância, com cerca de seis centenas de figurantes a darem o seu melhor na alameda do parque da cidade, já batizada por muitos de “avenida do carnaval”.

Cada escola de samba integra um conjunto de alas específicas: desde o mestre-sala e porta-bandeira, à comissão de frente, baianas, passistas e bateria.

A melhor a desfilar e que tiver melhor pontuação quando conjugados os vários critérios de avaliação - mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, fantasias, bateria, samba-enredo e conjunto - receberá o Troféu Nacional. O júri é nomeado pela ACE – Associação do Carnaval de Estarreja, composto por seis elementos em que cada um avalia dois itens.

O samba até pode ter vindo do Brasil, mas já faz parte do Carnaval português e movimenta milhares de pessoas todo o ano, para quem “o samba é felicidade”. O encontro nacional, com disputa do troféu, realiza-se este sábado com um total de 600 figurantes.

O Carnaval de Estarreja constitui um evento âncora da estratégia da política cultural municipal, sendo um forte fator de atratividade turística que alavanca a dinâmica da economia local, o que se pretende ver refletido não só no período de Carnaval, mas também noutros momentos ao longo do ano.

Após o desfile decorre uma festa na tenda instalada no parque, com animação do DJ Alex Xpress, também com entrada gratuita.

:: Na imagem, a escola “Sócios da Mangueira”, vencedora do 10.º Troféu Nacional de Samba realizado em 2019