Adesão de Pardilhó a “Aldeia de Portugal” é formalizada na Semana da Comunidade e do S. Pedro

sexta, 23 de junho 2023

Durante a Semana da Comunidade e do S. Pedro de Pardilhó, é assinada no dia 1 de julho, sábado, às 11h30, no Centro de Interpretação de Construção Naval, junto à Ribeira da Aldeia, a Carta de Compromisso de Adesão à Rede de “Aldeias de Portugal”, entre a ATA - Associação de Turismo de Aldeia, a AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro/ GAL Aveiro Norte e Pardilhó, representada pelo Município de Estarreja e Junta de Freguesia.

Pelas suas idiossincrasias patrimoniais e culturais, a “freguesia da Ria, das artes e dos ofícios” é agora uma “Aldeia de Portugal”. Na sessão, será ainda apresentada a brochura “São Pedro de Pardilhó” da autoria de Marco Pereira, deixando mais uma memória da cultura local e que assinala os 50 anos da procissão cujo percurso ia à Ribeira da Aldeia.

A Carta de Compromisso, válida por um período de 4 anos, tem como objetivo definir o compromisso coletivo de valorização da aldeia de Pardilhó, concretizando a sua adesão à rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural “Aldeias de Portugal”, em conformidade com o previsto no caderno de normas das “Aldeias de Portugal” e com o Plano de Valorização da Aldeia.

No âmbito desta rede, a AIDA – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro, na qualidade de Grupo de Ação Local (GAL) – Aveiro Norte, espoletou o processo de classificação e adesão à rede de Aldeias de Portugal no Município de Estarreja, tendo sido Pardilhó a Aldeia indicada para o efeito, pela riqueza e autenticidade em termos de património cultural e natural.

A sua direta ligação à Ria fez com que se desenvolvesse a indústria da construção naval, de cujos estaleiros saíram os Barcos Moliceiros, património que, no final de 2022, a Direção-Geral de Património Cultural anunciou a inscrição, como registo de salvaguarda urgente, do “Barco Moliceiro: Arte da Carpintaria Naval da Região de Aveiro”, no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial.

As artes e ofícios marcam, assim, a cultura desta “Aldeia de Portugal”. Os tamancos e a tecelagem são outros exemplos fortes e ainda vivos do artesanato que se pode encontrar em Pardilhó, e que importa preservar, não esquecendo, também, a gastronomia, com particular destaque para a caldeirada de enguias.

Assim, face à singularidade patrimonial e cultural deste território, aliada à forte dinâmica associativa, e considerando que promoção turística, os produtos endógenos e as atividades intrínsecas são indutores de desenvolvimento local, após candidatura trabalhada a par com a comunidade, Pardilhó foi classificada como “Aldeia de Portugal” conferindo-lhe os fatores de diferenciação: experiências, natureza, história, arte e espiritualidade.

A rede “Aldeias de Portugal” tem por objetivo promover e preservar o património cultural, material e imaterial, edificado e natural, potenciando lugares com fatores de diferenciação em diversos concelhos do País.

Semana da Comunidade e do S. Pedro de Pardilhó

Pardilhó está em festa, de 23 de junho a 2 de julho, com um programa com atividades culturais, desportivas, religiosas e gastronómicas. Um momento criado com a comunidade em celebração do santo padroeiro e das tradições.