Encontro Nacional de Infantis: Dia de despedidas

Estarreja continua a ser a capital do andebol com o GarciCup

Evento que juntou 66 equipas e mais de 1000 agentes desportivos chegou ao fim esta terça-feira. O Município de Estarreja vai continuar a ser o epicentro do andebol de formação até ao dia 9 de julho, com o GarciCup 2023.

quarta, 05 de julho 2023

O Encontro Nacional de Infantis 2023 chegou ao fim esta terça-feira. Foram quatro dias de animação e convívio, sempre com a prática do andebol em primeiro plano em Estarreja, em que mais de 1000 jovens atletas, treinadores e dirigentes elevaram o município a principal capital da modalidade e foram realizados mais de 200 jogos. Enquanto algumas das 66 equipas presentes, em representação de 41 clubes nacionais, despediram-se da região e irão voltar às respetivas cidades, outras irão permanecer em Estarreja, porque o andebol continuará a ser protagonista até ao próximo dia 9 de julho, com o Garci Cup - Torneio Internacional de Andebol Cidade de Estarreja, que arranca já esta quarta-feira, com a cerimónia de abertura às 21h30, no Parque Municipal do Antuã.

Na cerimónia de encerramento, que concentrou todos os agentes desportivos no Pavilhão Municipal de Estarreja, foram entregues as medalhas de participação individuais a todos os atletas e uma lembrança a cada uma das equipas presentes, bem como a atribuição do “Prémio Fair Play”. Este último troféu foi arrecadado pela equipa do GD Colégio Internato Carvalhos, em masculinos, e pelo GM 1.º de Dezembro – Queijas, em feminino.

João Alegria, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Estarreja e Vereador do Desporto, assume a satisfação em jeito de balanço do evento e garante que foi cumprida a missão de elevar a modalidade: “De facto, podemos dizer com orgulho que fomos a Capital do Andebol, acolhemos com muito gosto mais uma edição do Encontro Nacional de Infantis e fecharemos com o GarciCup. Acolhemos aqui milhares de atletas para que se divirtam e tenham aqui uma Festa do Andebol, o que nestas idades é fundamental. E no final desta edição, acho que temos todos que nos orgulhar e dizer que correu muito bem, estão felizes e passaram uns dias bons em Estarreja, alguns vão continuar e assim cumprimos a nossa missão de elevar a modalidade. O ano passado por força da paragem da pandemia, juntámos o GarciCup e o Encontro Nacional, foram 3000 atletas e era pesado de mais; desta vez, decidimos separar os dois eventos e correu melhor em termos de serviços, refeições, jogos, transportes e alojamentos e estamos disponíveis para continuar a fazer este trabalho com a Federação de Andebol de Portugal.”

Para Paulo Sá, Diretor Técnico Nacional da Federação de Andebol de Portugal, o apoio da autarquia local tem sido determinante para que ‘sucesso’ seja já o nome do meio deste torneio: “Queria aproveitar para parabenizar a Câmara Municipal de Estarreja e agradecer por todo o apoio que nos tem dado, tem sido fantástica neste processo. Ao longo dos últimos anos tem tido um apoio decisivo para com a Federação de Andebol de Portugal, na organização de eventos, quer a nível de Seleções Nacionais, quer nestes eventos de massa das equipas mais jovens. Depois de termos tido a Festa do Andebol em Lagoa e o Encontro Nacional de Minis em Viana do Castelo, temos hoje o término do Encontro Nacional de Infantis, em Estarreja, com mais de 600 atletas, que ao longo de quatro dias usufruíram de vários pavilhões, de vários espaços, fizeram cinco jogos de andebol cada uma, mas, mais do que isso, foi toda a confraternização e fidelização que fizemos para o futuro. Entrámos, após COVID, num período de normalidade total, este é o primeiro grande evento que voltámos a ter em Estarreja, com uma organização fantástica, que encaixámos antes do GarciCup e que terá uma continuidade para o futuro.”

A festa do andebol continua no 12.º GarciCup

Na sua 12ª edição, de 5 a 9 de julho, o GarciCup  - Torneio Internacional de Andebol Cidade de Estarreja é destinado a equipas federadas, escolas e seleções. O evento organizado pelo Município de Estarreja, com a parceria dos clubes locais – Artística de Avanca, Estarreja Andebol Clube, Arsenal de Canelas e Associação Cultural de Salreu – e apoio da Federação de Andebol e da Associação de Andebol de Aveiro, orgulha-se de proporcionar cinco dias de andebol e espírito de festa a 1800 participantes, distribuídos por 40 clubes e mais de 120 equipas, tudo isto a decorrer em 10 campos, distribuídos por todos os pavilhões do concelho e também de pavilhões do município vizinho de Albergaria-A-Velha, além do campo ao ar livre já instalado no Parque Municipal do Antuã.

A cerimónia de abertura do Torneio GarciCup está marcada para esta quarta-feira,  5 de julho, às 21h30, no parque da cidade. Existem ainda várias estruturas de apoio e no Parque do Antuã existe uma zona convertida em Garci Fun Park, que oferece dias intensos de convívio e diversão, seja nas piscinas, nos insufláveis aquáticos, nos buggies, nos carrinhos de choque, comboio turístico ou autocarro panorâmico, entre outras atividades abertas também à comunidade.

GarciCup'23 Calendário de Jogos:: https://bit.ly/JOGOSGARCICUP2023

Imagens: Federação de Andebol de Portugal