XI Torneio de Estarreja junta sete dezenas de jovens xadrezistas da região

quinta, 06 de julho 2023

No primeiro domingo de julho, dia 1, o torneio de xadrez regressou à Escola Básica Padre Donaciano, com quase sete dezenas de xadrezistas da região Centro e Norte do país. A alegria e paixão do xadrez que estes jovens demonstraram foi entusiasmante.

Rumaram a Estarreja um total de 68 xadrezistas dos escalões sub08, sub10, sub12, sub14 e sub16 de várias regiões para a disputa dos vários títulos individuais. Marcaram presença atletas do CX UGT Viseu, do Agrupamento de Escolas de Viseu, do Xadrez Colégio Efanor (Porto), do Centro Norton de Matos (Coimbra), do O Amanhã da Criança (Porto), do CCD Corvos do Lis (Leiria), do AD Vagos, do Colégio D. José I (Aveiro), do Agrupamento de Escolas de Estarreja, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, do Agrupamento de Escolas de Espinho, do Clube de Xadrez do Oliveira do Bairro Sport Clube, do Clube dos Galitos (Aveiro), do Clube de Xadrez do ATL da Coutada (Ílhavo), do Clube de Xadrez do Colégio Português (Aveiro), do Clube de Xadrez do Agrupamento de Escolas de Aveiro e do Clube Académico Téssera (S. João da Madeira).

Ao fim das competitivas sete rondas, a xadrezista Marta Almeida, do CX Colégio Português, sagrou-se campeã invicta com sete vitórias; seguiu-se no 2.º lugar o jovem Dinis Rodrigues, do Centro Norton Matos, com apenas uma derrota diante da campeã; compondo-se o pódio com o atleta do CX UGT Viseu, Tiago Marques, que somou também 6 vitórias para alcançar o 3.º lugar da classificação geral.

Os pódios das várias categorias foram os seguintes:

Vencedores Sub14

1.º Adrean Barboza 3pts

Melhor Xadrezista da EB do Pinheiro
1.º Gonçalo Matos 4pts

A organização do torneio foi levada a cabo pela Câmara Municipal de Estarreja no âmbito do projeto educativo das Atividades de Enriquecimento Curricular no 1.º Ciclo do concelho, em parceria com a Forminho e o pES – Projeto Enriquecer Sentidos, que dinamiza atividades educativas em vários concelhos do país e da região de Aveiro, incluindo a oferta de Xadrez para as crianças nas escolas.

A iniciativa contou com o apoio dos Agrupamentos de Escolas de Estarreja e de Pardilhó, bem como da Fábrica da Ciência Viva de Aveiro. Além dos 26 troféus aos vencedores das diversas categorias, foram ainda sorteados mais de duas dezenas de prémios variados entre os participantes e oferecidas medalhas de participação, além de peças de xadrez 3D d’O meu primeiro Kit de Xadrez da Edubox S.A. A organização saúda todos os participantes e suas famílias pela tarde de convívio e alegria no âmbito do XI torneio jovem de xadrez de Estarreja.

A lista de resultados pode ser consultada aqui.