BUSWAY é o novo serviço de Transporte Público na Região de Aveiro

A CIRA promove esta terça-feira, dia 11 de julho, a sessão pública de apresentação da nova operação de Transportes Públicos Municipais e Intermunicipais - BUSWAY Região de Aveiro, às 11h00, no Auditório do Parque de Feiras e Exposições de Aveiro, que contará com a presença do Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA) e dos Presidentes das Câmaras Municipais suas associadas. Após esta sessão, o BUSWAY será apresentado em cada um dos municípios, passando por Estarreja, com paragem às 15h, na Praça Francisco Barbosa.

segunda, 10 de julho 2023

Este serviço vai passar a estar ao dispor dos Cidadãos a partir do dia 1 de agosto, constituindo uma operação da maior importância e relevante interesse público. A melhoria da qualidade do serviço, da sua fiabilidade e sustentabilidade económica, social e ambiental, o contributo para a coesão territorial da Região de Aveiro, são objetivos importantes inerentes à ativação desta operação BUSWAY.

Para a Estarreja, espera-se a melhoria da qualidade do serviço, com autocarros novos e a informação adequada com os horários e as carreiras. O percurso entre a Estação da CP e o Eco Parque Empresarial e Zona Industrial passa a fazer parte do serviço regular de transportes coletivos, uma lacuna que foi sendo colmatada nos dois últimos anos pelo projeto piloto EstarrejaBus. O passo seguinte será o concurso público, complementar a esta concessão do transporte flexível e a pedido.

Paulatinamente, vai-se dando resposta a uma grande necessidade das nossas populações que é o transporte público, aproximando as pessoas dos locais mais afastados dos serviços públicos e da maior envolvência dos centros urbanos, diminuindo as assimetrias e minorando as desigualdades e promovendo a mobilidade e o melhor ambiente, com a redução do transporte de automóvel individual.

Os utilizadores terão que adquirir novos cartões, que serão emitidos nos serviços do Gabinete de Atendimento ao Munícipe, na Câmara Municipal de Estarreja, no horário das 9h00 às 16h00, podendo, posteriormente, serem carregados em cada freguesia pelos meios de pagamento eletrónicos (cartão multibanco, MBWAY, Payshop).

Recorde-se que a CIRA apresentou, em conferência de imprensa realizada no dia 16 de junho, esta nova operação de Serviço Público de Transporte de Passageiros na Região de Aveiro, adjudicada ao Afifi Group / BUSWAY, por um período de cinco anos, pelo valor anual de 1.270.000€.

O Presidente da CIRA, Ribau Esteves, considera esta operação da BUSWAY, “pioneira e sem histórico na Região de Aveiro. Estamos a implementar um modelo de negócio que passa por um contrato de primeira geração com a concessão de serviço público clássico, que visa servir 400 mil cidadãos, dez operações municipais (com a exceção de Aveiro que tem concessionada há cinco anos a sua operação municipal, e tem um protocolo estabelecido com a CIRA) e a operação de todas as linhas intermunicipais”.

Para o Diretor do Afif Group, Afif Afifi, que também marcou presença na conferência de imprensa, “o início da operação na Região de Aveiro é um marco fundamental para o grupo, que se insere na estratégia global do nosso grupo de investir em Portugal, algo que temos estudado e preparado ao longo dos últimos 6 anos”. O Grupo Afifi é um grupo familiar, que opera há 4 gerações no setor dos transportes, "pelo que nos posicionamos como parceiros de longo prazo e encaramos isso como um compromisso de longo prazo com Portugal e Região de Aveiro. Apostamos sempre na qualidade dos nossos serviços e esperamos colocar a nossa experiência, know-how e recursos ao serviço das gentes da Região de Aveiro e da CIRA”.