Orquestra de Jazz de Estarreja atua hoje em Coimbra ao lado de Vitorino e Janita Salomé

A Orquestra de Jazz de Estarreja, acompanhada por Vitorino e Janita Salomé, estará hoje, dia 17, às 21h00, no Anfiteatro Colina de Camões, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, com o concerto “Tributo ao Cancioneiro Alentejano”, integrado na programação da 14.ª edição do Festival das Artes QuebraJazz, que decorre até dia 26 de agosto.

segunda, 17 de julho 2023

Composta por jovens e talentosos músicos estarrejenses e da região, a Orquestra de Jazz de Estarreja é o resultado da vertente formativa do Festival Estarrejazz. Com um crescimento consistente desde 2012, a Orquestra de Jazz de Estarreja (OJE) tem vindo a dividir o palco com grandes nomes do panorama musical português e não só, como por exemplo, a Maria João, o Salvador Sobral, o Vitorino,  o Kiko Pereira, a Paula Morelenbaum, entre muitos outros! Agora chegou o momento de voltar a partilhar o palco com Vitorino e Janita Salomé, num tributo ao cancioneiro alentejano, que será pela RTP para, mais tarde vir, a ser emitido na RTP 2.

Para Isabel Simões Pinto, Vereadora da Cultura, “estar presente no Festival das Artes QuebraJazz, num local e numa noite tão especial, é o reconhecimento da qualidade artística e musical destes jovens que compõem a Orquestra de Jazz de Estarreja e tão bem representam o talento estarrejense. Este projeto, que estreou no ESTARREJAZZ – Festival de Jazz de Estarreja de 2013, é resultado de diversas oficinas de jazz que foram acontecendo ao longo de todas as edições do Festival. E hoje, quase a assinalar 10 anos de estreia, no Estarrejazz 2023, a Orquestra de Jazz de Estarreja é uma marca artística e cultural do município, e temos muito orgulho em ver a evolução destes músicos que são já “gigantes da música jazz”.”

A autarca acrescenta ainda que “sendo a OJE uma das vertentes do Laboratório de Aprendizagem Criativa, projeto educativo assente na estratégia de política cultural, a próxima edição do ESTARREJAZZ - Festival de Jazz de Estarreja, que decorrerá de 5 a 14 de outubro de 2023, trará momentos de aprendizagem com músicos de jazz consagrados, com o regresso das oficinas de Jazz, e a oportunidade de novos músicos puderem integrar o projeto formativo da OJE.

Este Festival, que nesta edição desenvolve-se em torno de um tema comum – “Manhã dos Séculos” e decorre de 15 de julho a 27 de agosto de 2023, dá especial relevo à música e às artes de palco, mas inclui também cinema, exposições, teatro para a infância, conferências, música para bebés, artes plásticas, gastronomia, literatura, cenografia, difundindo assim olhares esteticamente diversos sobre as Artes.