"Uma aventura do Museu até ao Moinho"

Dando a conhecer o património e as tradições locais, o Laboratório de Aprendizagem Criativa, serviço educativo da Câmara Municipal de Estarreja, promoveu a atividade "Uma aventura do Museu até ao Moinho" direcionada para os alunos do ensino Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico do concelho, tendo sido promovidas 40 sessões entre os meses de abril e junho que chegaram a perto de 800 alunos.

terça, 25 de julho 2023

A aventura começou com uma visita à Casa Museu Egas Moniz, onde as crianças tiveram um primeiro contacto com a cultura científica e ficaram a conhecer melhor o nosso Prémio Nobel da Medicina, para depois saltar para a Quinta do Marinheiro onde é possível chegar ao pomar, explorar o Rio Gonde (onde são identificadas as margens, a levada ou o açude), o lago romântico (com referências às espécies autóctones), passando pelo poço com a nora (e explicações sobre o funcionamento do engenho), passando pela estufa (qual é a sua função e as espécies lá existentes). Chegados ao Moinho de Meias, é hora de experienciar desde a moagem à degustação da broa, num momento dinamizado pela Confraria da Broa de Avanca.

Para além da "sala de aula" ao ar livre e do tempo de qualidade passado junto da natureza, a valorização e requalificação do moinho de água permitem divulgar as caraterísticas da engrenagem e ofícios relacionados com a moagem de cereais que, por sua vez deu origem a outra atividade complementar – a do fabrico da famosa Broa de Avanca que enche a boca de um excelente sabor.