Novo Serviço de Transporte Público na Região de Aveiro começa no dia 1 de agosto

segunda, 31 de julho 2023

A partir de amanhã tem início o funcionamento do novo Serviço de Transporte Público na Região de Aveiro, com a empresa Busway a assegurar toda a rede de transportes da Região de Aveiro, incluindo o Concelho de Estarreja.

Com este novo serviço, deixam de operar as habituais operadores que há muitos anos detinham as concessões no nosso Concelho: a Auto Viação da Murtosa e a Transdev. A nova concessão aporta uma melhoria da qualidade do serviço, com autocarros novos e a informação adequada com os horários e as carreiras. O percurso entre a Estação da CP e o Ecoparque e Zona Industrial passa a fazer parte do serviço regular de transportes coletivos, uma lacuna que foi sendo colmatada nos dois últimos anos pelo projeto piloto EstarrejaBus.

Os utilizadores terão que adquirir novos cartões, que serão emitidos na Livraria e Papelaria Moderna, na Rua dos Bombeiros Voluntários, nº 51 (em frente ao antigo Quartel dos Bombeiros), podendo, posteriormente, serem carregados em cada freguesia pelos meios de pagamento eletrónicos (cartão multibanco, MBWAY, Playshop).

As linhas, horários e pontos de venda podem ser consultados aqui: https://busway-cira.pt

Relativamente a Estarreja, os horários podem ser consultados em busway-booklets-Estarreja.pdf (busway-cira.pt) e em anexo

Estarrejabus suspenso provisoriamente

O novo serviço de transportes vem responder, de forma regular, a uma das maiores necessidades que centenas de pessoas tinam nas suas deslocações para o trabalho, ligando a Cidade, em particular da Estação da CP às zonas industriais e designadamente ao Ecoparque.

Estes percursos tem sido assegurado, até dia 31 de julho, pelo projeto piloto Estarrejabus que iniciou a atividade no dia 1 de fevereiro de 2022. Mais de 40% dos transportados eram utilizadores com destino final aos locais de trabalho e regresso.

Por força do enquadramento legal a que este projeto estava sujeito, não podendo ser renovado, o Estarrejabus deixa de prestar o serviço provisoriamente a partir desta data e está a ser estruturado para continuar a responder a uma solução de mobilidade acessível e que liga todas as freguesias ao centro de Estarreja e aos serviços públicos e comerciais. Ao mesmo tempo, aguarda-se o parecer favorável do IMT para o retomar deste serviço em breve, em complementaridade com o serviço regular da nova operação para que possa responder o melhor possível às necessidades de mobilidade dos estarrejenses, promovendo o transporte público, em detrimento do transporte individual que tem custos económicos, sociais e ambientais.