Lançado concurso para a reabilitação de edifícios do BioRia

quinta, 17 de agosto 2023

Foi publicado em Diário da República o concurso público para a reabilitação dos Edifícios do BioRia, localizados no Esteiro de Salreu, num investimento municipal superior a 750 mil euros, com o objetivo de garantir novas estruturas e serviços de apoio ao visitante do BioRia e assim enriquecer a experiência de quem se desloca a esta zona natural.

Os três edifícios em causa, propriedade da Câmara Municipal de Estarreja e que originalmente eram destinados a habitação, armazém e atividade industrial, ganharão uma nova vida com a intervenção, ao serem criadas melhores condições de acolhimento aos milhares de visitantes que anualmente chegam ao Esteiro de Salreu para conhecer o património natural de Estarreja, em especial os Percursos do BioRia e o Baixo Vouga Lagunar.

A obra prevê a reabilitação integral do edificado e espaços envolventes, a criação de um espaço de restauração e bebidas e ainda uma estrutura de apoio ao projeto. O concurso tem um preço base de 778.301 euros e um prazo de execução previsto de 14 meses.

Lançado em 2005, o projeto de defesa e valorização ambiental BioRia dinamiza percursos pedestres e cicláveis no município estarrejense, bem como outras atividades de preservação e divulgação da avifauna, bem como fruição do ecossistema local. O Centro de Interpretação Ambiental, localizado no início do Percurso de Salreu, é o ponto de receção dos visitantes, bem como polo de dinamização de inúmeras atividades de sensibilização ambiental.

O concurso publicado em Diário da República informa que as propostas podem ser apresentadas até 23 de agosto.