"José Mendonça: Centenário do Nascimento"

quarta, 20 de setembro 2023

"Pintar é a forma mais simples de nos alhearmos dos problemas que nos afligem e de estar mais perto da natureza... é a forma de comunicar e interpretar à minha maneira aquilo que, muitas vezes, passa despercebido...". As palavras do pintor de Estarreja, José Mendonça (1923-2012), marcam o centenário do seu nascimento, que a Câmara Municipal de Estarreja assinala esta quinta-feira, dia 21, às 18h, com a inauguração de uma exposição de obras da sua autoria, pertencentes a particulares, na Casa da Cultura.

Promovida pela Câmara Municipal de Estarreja, a exposição de pintura "José Mendonça: Centenário do Nascimento" tem curadoria do artista plástico Joakin Pereyra, e homenageia o homem que deixou “uma marca indelével na tela de nossa consciência coletiva”, sublinha o presidente da autarquia, Diamantino Sabina. “Prestamos homenagem a um artista cuja vida e obra transcenderam o tempo, entrelaçando os fios de um legado artístico rico e profundo. O centenário do nascimento de José Mendonça é uma ocasião para refletirmos sobre o poder duradouro da arte em transcender tempo e espaço. Suas pinturas falam-nos através das décadas, sussurrando contos de criatividade, coragem e do espírito humano sem limites.”

José Mendonça iniciou-se na arte de pintar sem mestres nem escolas e viveu ligado à tela e aos pincéis ao longo de mais de seis décadas. Tal como relembra Maria de Lourdes de Mendonça, sobrinha do pintor, “Estarreja foi sempre o seu refúgio, o seu lugar seguro. Donde saía e aonde sempre regressava, desdobrando-se em partilhas, ora criando carros alegóricos para os desfiles carnavalescos, ora folgazando nas festividades do seu santo de eleição – Sto. António – ou, tão só buscando a quietação nos recantos do Antuã, entre seixos, açudes e azenhas. Figura marcante na sua geração, de uma simplicidade e sentido de humor comoventes, deixou-nos uma extensa obra dispersa por alguns museus, instituições, associações e particulares e, sobretudo, a possibilidade da fruição dos seus quadros, viva imagem incontornável da sua presença.”

Os 100 anos do nascimento do pintor de Estarreja são ainda assinalados com um ciclo de tertúlias (nos dias 30 setembro e 14 e 28 de outubro) promovido pelo Rotary Club de Estarreja, focando o homem e o pintor, a arte e a pintura. O pintor de Estarreja era um dos maiores nomes das artes plásticas da nossa região, com uma carreira de 60 anos, carregada de cores, numa obra muito referenciada à Ria de Aveiro.

EXPOSIÇÃO COM CURADORIA DE JOAKIN PEREYRA
21 SET a 28 OUT | QUINTA-FEIRA