Festival Sénior: Câmara de Estarreja dedica atividades à população com mais anos de vida

segunda, 25 de setembro 2023

Começou o Outono e com ele chega o Festival Sénior. Organizado anualmente pela Câmara Municipal de Estarreja, o evento oferece uma programação destinada à população com mais de 55 anos, com música, dança, cinema, exercício físico e atividades recreativas e de lazer, que decorrem em diversos espaços e locais. Amanhã, o Passeio Sénior com a presença de mais de 800 participantes marca o arranque desta edição.

Esta terça-feira, dia 26, 8 centenas de estarrejenses com mais de 65 anos rumam a Fátima no Passeio Sénior deste ano. Uma iniciativa promovida pela Câmara Municipal, em colaboração com as Juntas de Freguesia, neste que pretende ser um dia diferente e de reencontros, recheado de convívio, partilha, alegria e animação, e que dá o pontapé de saída para o Festival Sénior.

A festa continua com música no dia 29. 10 músicos estarrejenses constituíram o coletivo Aestuarium Ensemble para um concerto no Cine-Teatro de Estarreja (no dia 30) comemorativo do Dia Mundial da Música (1 de outubro) e antecipam a celebração partilhando a arte musical com a população idosa.

As portas do Cine-Teatro abrem-se para uma sessão de cinema em português; a Biblioteca recebe a exposição do projeto comunitário “Entre Agulhas”, com o envolvimento das instituições locais; convidam-se os seniores a fazer exercício físico e a conhecer as modalidades de hidroginástica e zumba; para além do baile da Matiné Dançante e de outras atividades recreativas.

Assente em três áreas de intervenção: saúde e bem-estar, artes e saberes e cultura e lazer, o evento tem como objetivos promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida dos seniores do Concelho.

Este será também um momento de formação (dias 18 e 19) para cuidadores profissionais de pessoas idosas, orientado pela APAV – Associação Portuguesa de Apoio à Vítima e que versará a violência contra pessoas idosas e a prestação de cuidados.

Com exceção do “Passeio de Outono”, da Fundação Inatel, que se realiza de 5 a 10 de novembro, em Albufeira, e que tem um valor entre os 395€ a 449€ por pessoa, todas as outras iniciativas são gratuitas. Algumas requerem inscrição junto dos serviços municipais.

“A música não tem idade” - Aestuarium Ensemble
29 de setembro – 10h30/14h30
Local: Auditório do Eco Parque Empresarial
A música é, desde tempos imemoriais, uma forma de comunicação e de fortalecimento da comunidade. Uma das mais poderosas atividades para a criação da identidade de uma comunidade, a música será aqui usada como forma de aproximação do Aestuarium Ensemble à comunidade sénior. Num concerto com repertório diverso, serão apresentadas várias formações, constituídas pelos membros do grupo, que permitirão um maior contacto com as diferentes sonoridades dos instrumentos.

Cinema em Português "A Pequena Sereia"*
4 de outubro – 14h30
Local: Cine-Teatro de Estarreja

Exposição “Entre Agulhas” – Quem conta um conto…
De 6 de outubro a 25 novembro
Local: Biblioteca Municipal – 15h00
Livros “que fiam histórias, bordam lengalengas e cerzem cantilenas da tradição oral, ilustrados de uma forma simples, brincando com texturas, cores e padrões de tecidos.” Este é o mote para a criação de uma exposição composta por 11 livros de tecido, construídos pelas mãos sabedoras dos seniores das IPSS. Este momento conta com a presença da narradora Bru Junça. Integrado no Entre Agulhas/ Projeto comunitário com a participação das IPSS concelhias.

Bingo da Alimentação Saudável*
9, 10, 11, 13, 16 e 17 de outubro
Local: Instituições Particulares de Solidariedade Social de Estarreja.
Jogo de bingo com adivinhas de alimentos saudáveis.
Público-alvo: População sénior das Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho

Chá com letras*
12 e 26 de outubro – 14h30
Local: Biblioteca Municipal
Venha saborear uma chávena de chá na nossa companhia, partilhando histórias e memórias.

Hidroginástica*
11 de outubro – 10h00
Local: Complexo de Desporto e Lazer

Zumba Gold*