19.º Festival de Samba de Estarreja

quinta, 28 de setembro 2023

Em Estarreja, o Carnaval não são três dias e a dinâmica dos grupos carnavalescos já está bem presente na cidade. Este fim de semana, dias 29 e 30, a Associação Cultural e Recreativa Escola de Samba Vai Quem Quer promove a 19.ª edição do Festival de Samba de Estarreja, um evento apoiado pela Câmara Municipal de Estarreja.

Alex Coutinho, do Paraíso do Tuiuti, é a grande atração desta edição. Vem diretamente do Brasil para passar os seus conhecimentos como passista, coordenador de passistas, coreógrafo e uma das figuras maiores do Carnaval do Rio de Janeiro. O brasileiro vem orientar três workshops de samba no pé durante o Festival de Samba, que inaugura desta forma o 1.º Encontro de Passistas.

O festival arranca na sexta-feira, às 22h, com o grupo Samba da Ria, na sede da Vai Quem Quer, localizada na Rua do Esteiro de Estarreja.

No sábado, dia 30 de setembro, as atividades decorrem no Multiusos, no Parque do Antuã. A manhã é preenchida com os workshops de Alex Coutinho e à tarde são promovidas as Conversas de Sofá, orientadas por reconhecidos carnavalescos e mestres de bateria no nosso país. A tarde será, ainda, preenchida com o espetáculo do grupo estarrejense Axé Brasil.

À noite, com entrada livre, acontece o já habitual espetáculo com as escolas de samba de Estarreja, Ovar, Mealhada e Figueira da Foz. A finalizar, Xandinho sobe ao palco do Multiusos de Estarreja.

Evento é apoiado pela Câmara Municipal

O festival de samba da Vai Quem Quer é apoiado pela Câmara Municipal de Estarreja, a nível logístico e financeiro, na sequência da estratégia de qualificação do Carnaval de Estarreja e de capacitação dos elementos dos grupos, ou seja, os artistas que pensam e produzem o espetáculo nos desfiles.

Os Grandes Corsos acontecem nos dias 11 e 13 de fevereiro de 2024 com a presença de 4 escolas de samba, 8 grupos de folia e um de passerelle, num total de cerca de mil e quinhentos figurantes. Até lá, centenas de foliões e voluntários dedicam-se à produção de fantasias, alegorias, acessórios, carros alegóricos, composição musical, coreografias, e todo o tipo de pormenores necessários para que o espetáculo de Carnaval seja memorável.

Imagem: 18.º Festival de Samba de Estarreja, autoria MindArt