Ginástica Sénior faz bem à saúde

Programa “+50” promete novidades para a nova temporada

sexta, 06 de outubro 2023

Há já vários anos, a Ginástica Sénior põe a mexer os estarrejenses com mais de 50 anos de idade, duas vezes por semana em todas as freguesias do concelho. Depois da interrupção de verão, está na hora de voltar à rotina do exercício físico regular, tão importante para o corpo e para a mente e em qualquer idade. Se tiver mais de 50, junte-se aos 123 alunos que já fazem parte da edição 2023/24 do programa municipal promovido pela Câmara de Estarreja.

O exercício físico faz bem ao corpo e à mente e por isso o projeto elege como objetivos principais, criar hábitos para a prática de atividade física regular e sensibilizar para os benefícios dessa prática sistemática de atividades físicas nos diferentes domínios físico, fisiológico, psicológico e social.

O programa “+50” promove um conjunto de atividades, de forma individualizada e devidamente orientada, que possibilitem uma melhoria da autonomia e qualidade de vida, com reflexos esperados na sua saúde. Desenvolve atividades contínuas de ginástica de manutenção e atividades pontuais, tais como encontros desportivos e passeios.

A autarquia está a preparar novidades para o desporto Sénior, com a inclusão de novas modalidades, como o Walking Football, Zumba Gold e o Ténis, mas que serão anunciadas brevemente, com o objetivo de conquistar mais entusiastas do exercício físico.

A Ginástica Sénior +50 é uma medida do programa VIVER+, que visa promover o envelhecimento ativo e saudável, a aprendizagem ao longo da vida e o combate ao isolamento social, favorecendo a qualidade de vida da população sénior do concelho.

Programa municipal de Ginástica Sénior “+50”

Funcionamento
As atividades têm a duração de um ano letivo. As sessões caracterizam-se por um trabalho generalizado, incluindo uma ativação geral, exercícios aeróbios (caminhar, dança, jogging), exercícios de força, de equilíbrio, jogos lúdicos e relaxamento final. Desenvolve-se em duas sessões semanais de 45 minutos cada, nos pavilhões locais.

Do ponto de vista da saúde:
Aumentar a aptidão cardiovascular;
Aumentar os níveis de força e resistência musculares;
Manter e/ou atenuar a perda da flexibilidade, coordenação e equilíbrio;
Diminuir os fatores de risco atribuíveis ao desuso e ao envelhecimento.

Do ponto de vista social:
Aumentar a interação social;
Diminuir o isolamento;
Aumentar os níveis de independência e autonomia;
Ocupar os tempos livres;
Promover o bem-estar.

As aulas semanais decorrem nos seguintes locais:
Avanca – Pavilhão Municipal Comendador Adelino Dias Costa
Água Levada – Antiga Escola Primária de Água Levada
Beduído – Pavilhão Municipal de Estarreja
Pardilhó – Pavilhão Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes
Salreu – Pavilhão Associação Cultural de Salreu
Canelas – Pavilhão da Associação Desportiva Arsenal de Canelas
Fermelã – Sala da Junta de Freguesia – Polo de Fermelã
Veiros – Pavilhão do Clube Cultural e Desportivo de Veiros

Consulte o mapa das aulas e inscreva-se no Complexo de Desporto e Lazer de Estarreja ou informe-se junto dos professores nos dias das aulas.