Câmara Municipal de Estarreja lança 15.ª edição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior

sábado, 28 de outubro 2023

A Câmara Municipal de Estarreja dá início, a 1 de novembro, ao período de candidaturas para a 15.ª edição das Bolsas de Estudo do Ensino Superior. Todos os interessados têm até ao dia 30 de novembro para apresentar a sua candidatura, exclusivamente através da plataforma digital bolsas.cm-estarreja.pt.

Este programa, destinado a estudantes entre os 17 e 25 anos que residem no concelho, oferece anualmente 10 novas bolsas. Os montantes podem ir até 125€ por mês, de acordo com o escalão, distribuídos ao longo de 10 meses, que correspondem ao ano letivo. Os apoios variam entre 750€, 1000€ e 1250€ anuais, consoante o escalão estipulado no regulamento.

Para além das novas bolsas, o programa permite a renovação de bolsas atribuídas em edições passadas. Os critérios de seleção dão primazia ao menor rendimento per capita do agregado familiar e ao mérito académico dos candidatos.

Perto de 3 centenas de bolsas atribuídas

Desde a criação deste programa em 2009, a autarquia já concedeu um total de 293 bolsas, demonstrando o seu empenho na formação dos jovens do concelho.

A Câmara Municipal de Estarreja, reconhecendo o papel crucial das famílias e das escolas, assume também a sua responsabilidade na formação dos jovens. As disparidades económicas e sociais não devem ser obstáculos ao acesso à educação e formação.

Com a introdução das Bolsas de Estudo do Ensino Superior, a Câmara Municipal de Estarreja tem vindo a apoiar a qualificação dos jovens que mais necessitam. Este suporte financeiro tem como objetivo ajudar a suportar os encargos associados à frequência do ensino superior.

A autarquia acredita que a educação e a formação são vetores essenciais para o desenvolvimento económico e social do concelho. Assim, através destas bolsas, procura incentivar os jovens a continuar os seus estudos, apoiando aqueles que enfrentam constrangimentos económicos. Em troca, os bolseiros comprometem-se a prestar 80 horas anuais de serviço à comunidade, inseridos em projetos municipais.

Para mais detalhes, é essencial consultar o Regulamento das Bolsas de Estudo do Município de Estarreja na plataforma digital.