Estarreja acolhe as comemorações do Dia da Unidade do Comando Territorial de Aveiro da GNR

sexta, 03 de novembro 2023

Estarreja é o palco das comemorações do 15.º aniversário do Comando Territorial da GNR de Aveiro e até dia 12 de novembro recebe um conjunto de eventos, de caráter militar, cultural e social.

A acão de sensibilização "Seniores em Segurança", que decorreu no Cine-Teatro de Estarreja na última terça-feira, 31 de outubro, abriu o programa comemorativo numa iniciativa dirigida à população idosa e dedicada a quatro temáticas: Burlas, Violência doméstica e Maus-tratos, Incêndios Florestais e Utilização de Máquinas Agrícolas.

Esta sexta-feira, às 15h, é inaugurada a exposição de trabalhos dos alunos do pré-escolar e do 1.º CEB do Município de Estarreja alusivos ao tema “O que é para ti a GNR?”, ficando em exposição até dia 12 no edifício dos Paços do Concelho, Biblioteca Municipal e Cine-Teatro.

Inicialmente agendada para dia 5, domingo, foi cancelada a Caminhada Solidária no BioRia, atendendo às condições climatéricas que se verificaram nestes últimos dias e às previsões meteorológicas para o fim de semana. Câmara Municipal e GNR irão manter a vertente social, ou seja, a recolha de bens alimentares que serão entregues a uma Instituição Pública de Apoio Social do concelho, que por sua vez fará a distribuição por famílias carenciadas do concelho. Pode entregar o seu donativo na Biblioteca Municipal no dia 7 de novembro, terça-feira, ou, até domingo, no Centro de Interpretação Ambiental do BioRia, em Salreu.

A Demonstração de Meios da GNR na Comunidade Escolar irá decorrer na Escola Secundária de Estarreja, no dia 7 de novembro, onde serão apresentadas diversas valências, entre as quais: policial, trânsito, investigação criminal, proteção e socorro, ordem pública, vigilância da costa e proteção da natureza e ambiente.

A cerimónia militar do Dia da Unidade do Comando Territorial de Aveiro será realizada no dia 10 de novembro, na Praça Francisco Barbosa, às 15h.

As comemorações irão encerrar no dia 12 de novembro, às 17h, no Cine-Teatro de Estarreja, com o concerto da Banda Sinfónica da GNR, com entrada gratuita, sujeita a levantamento prévio de bilhete.

Imagens: sessão de sensibilização "Seniores em Segurança"