Bairro da Teixugueira: obras quase concluídas

quarta, 08 de novembro 2023

Está em fase de conclusão a empreitada de "Reabilitação da Envolvente Exterior aos Blocos 234, 236 e 238 da Urbanização da Teixugueira”, onde se localizam os 48 fogos da propriedade da Câmara Municipal de Estarreja. Com um investimento na ordem dos 475 mil euros, as obras vão melhorar a vida de mais de uma centena de estarrejenses.

A intervenção consiste na adaptação e alteração das construções existentes, com substituição das coberturas e do sistema de drenagem de águas pluviais, com introdução de isolamento térmico e impermeabilização, alteração dos elementos de caixilharia e proteção geral dos vãos e alteração dos elementos de revestimento térmico exterior dos três edifícios.

A empreitada foi adjudicada à CPW – Engenharia, Lda, pelo valor de 474.912,48€. As obras de reabilitação beneficiam os 48 fogos sociais, contribuindo de forma significativa para o conforto de um total de 120 pessoas. Antes desta intervenção de fundo, a Câmara Municipal vinha realizando, por administração direta, obras de beneficiação e conservação das habitações sociais.

Medida integra-se na Estratégia Local de Habitação

A reabilitação dos edifícios de habitação social insere-se no plano de ação da Estratégia Local de Habitação do Município de Estarreja cujo o objetivo é desenvolver uma resposta habitacional digna para 366 famílias identificadas com carências habitacionais, correspondente a 1113 pessoas.

Ao abrigo do programa 1.º Direito, cujo acordo de colaboração foi assinado em setembro de 2023 pelo Município de Estarreja e pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), a ELH prevê que a Câmara Municipal promova soluções habitacionais para 142 agregados, correspondentes a 446 pessoas, e um financiamento do IHRU de 11 milhões de euros. A reabilitação dos 48 fogos de habitação social, propriedade do Município de Estarreja, concretiza a primeira ação da ELH.