Câmara Municipal de Estarreja entrega um lar seguro e digno a 6 famílias com 10 menores

segunda, 27 de novembro 2023

A Câmara Municipal de Estarreja entregou as chaves de 6 casas em regime de renda apoiada, melhorando substancialmente as condições de habitabilidade de 6 famílias em situação de vulnerabilidade, na sua maioria monoparentais e nucleares com filhos a cargo, num total de 18 pessoas, dos quais 10 menores.

A reabilitação destes fogos e a atribuição das habitações a estes agregados familiares materializa a implementação da Estratégia Local de Habitação de Estarreja, que prevê que a Câmara Municipal concretize 142 soluções habitacionais, para pessoas e agregados familiares a viver em condições indignas, priorizando a reabilitação de fogos vagos.

A carência económica, a existência de uma situação de vulnerabilidade, condições precárias ou a inadequação da habitação à condição de mobilidade e doença são os principais motivos que justificam a atribuição de casa a estas famílias, e que enquadram os princípios do Programa 1.º Direito, que visa garantir as condições de acesso a uma habitação adequada às pessoas que vivem em condições indignas e que não dispõem de capacidade financeira para aceder a uma solução habitacional adequada.

Proporcionar um ambiente seguro e digno a estas famílias é o objetivo da autarquia, sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, uma vez que este é um passo crucial para na melhoria das condições de vida, no conforto e bem-estar destes agregados.

“Vou ter uma habitação em condições”

Na sessão de entrega das chaves, que decorreu na última quarta-feira, dia 22 de novembro nos Paços do Concelho, as famílias beneficiadas expressaram a sua gratidão à Câmara Municipal pelo alívio em saber que agora têm um lugar seguro para chamar de lar e garantir a estabilidade e o futuro dos seus filhos. “Uma prenda antecipada para este Natal”, afirmou uma das beneficiárias, “num passo gigante para uma vida melhor, incluindo para arranjar trabalho e para a melhoria das notas dos meus filhos”.

Concedidas no âmbito do concurso de atribuição de habitação municipal em regime de arrendamento apoiado, as 6 habitações localizam-se no Bairro da Teixugueira, onde a Câmara Municipal de Estarreja detém 3 edifícios, num total de 48 fogos sociais, recentemente alvo de obras de beneficiação num investimento de cerca de meio milhão de euros, com financiamento devidamente enquadrado no Acordo de Colaboração celebrado entre o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e o Município de Estarreja, no âmbito da Estratégia Local de Habitação do concelho e do Programa 1º Direito – Investimento RE-C02-i01 – Programa de Apoio ao Acesso à Habitação do Plano de Recuperação e Resiliência.

O plano de ação da Estratégia Local de Habitação do Município de Estarreja “é ambicioso”, salienta a Vereadora da Habitação, Isabel Simões Pinto, “mas estamos a trabalhar para conseguir concretizar o objetivo de desenvolver uma resposta habitacional digna” para 366 famílias identificadas com carências habitacionais, correspondente a 1113 pessoas. Para além da Câmara Municipal, “a Associação de Solidariedade Social Estarrejense será também beneficiária para a concretização de 96 soluções habitacionais, que passam pela reabilitação dos fogos de Habitação Social da sua propriedade e pela construção de novas habitações, assim como alguns proprietários que serão beneficiários diretos dos apoios do Programa 1.º Direito para a reabilitação das suas habitações”, acrescenta a responsável.