Casas-Museu reunidas em encontro nacional que abriu ontem em Estarreja

quinta, 07 de dezembro 2023

A Casa Museu Egas Moniz recebeu ontem o primeiro dia do 9.º Encontro da Associação Portuguesa de Casas-Museu (APCM). A sessão de abertura, contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, do presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, e da presidente da APCM, Luísa Garcia Fernandes.

Conceitos, desafios, certezas, interrogações, alcances, fronteiras, limites concetuais, vantagens e desvantagens operacionais, experiências e objetivos estratégicos das Casas-Museu são os temas deste encontro que tem como protagonistas os investigadores, profissionais e decisores da área de gestão museológica, convidados e membros da APCM.

Entre as várias comunicações ontem apresentadas, o exemplo da Casa Museu Egas Moniz na divulgação científica cultural foi trazido a debate por Rosa Maria Rodrigues, diretora desta que é a única casa museu de um Prémio Nobel português.

Com organização da Associação Portuguesa de Casas-Museu (APCM) e das Câmaras Municipais de Estarreja e de Ovar, o encontro continua hoje no Museu Júlio Dinis, no concelho vareiro.
A APCM pretende dar mais um passo para a consolidação do seu trabalho e para a afirmação da rede de Casas-Museu nas diferentes áreas e contextos culturais, sociais, económicos e ambientais no território nacional, dando a conhecer a realidade destes equipamentos e respetivos projetos museológicos, proporcionando momentos de sensibilização, formação, partilha, reflexão e de discussão.

Consulte aqui o programa

6 e 7 de dezembro de 2023 / Ovar | Estarreja
Organização institucional:
Associação Portuguesa de Casas-Museu (APCM)
Câmara Municipal de Estarreja
Câmara Municipal de Ovar