Estarreja é Autarquia +Familiarmente Responsável

quarta, 20 de dezembro 2023

A Câmara Municipal de Estarreja foi distinguida com o prémio “Autarquia + Familiarmente Responsável” 2023, atribuído pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR). Foi ainda reconhecida com a Bandeira Verde com Palma, por receber este prémio há mais de três anos consecutivos. O galardão, atribuído pelo 13.º ano consecutivo, foi recebido pela vereadora da Ação Social, Isabel Simões Pinto, numa cerimónia que aconteceu em Coimbra, no Auditório da Reitoria da Universidade.

“Continuamos a colocar as Pessoas no centro das políticas e ações municipais, porque queremos ser um território atrativo e competitivo pela qualidade de vida que conseguimos proporcionar a quem vive e visita Estarreja. Sermos distinguidos pelo 13.º ano consecutivo como ‘Autarquia + Familiarmente Responsável’, demonstra não só que Estarreja é um território amigo das famílias, mas que as políticas implementadas têm acompanhado as necessidades das pessoas, sempre com particular atenção às franjas mais frágeis, de maior vulnerabilidade e em risco social, encontrando respostas adequadas aos mais diversos desafios com que nos temos deparado nos últimos anos”, afirma a Vereadora da Ação Social, Isabel Simões Pinto.

A atribuição do galardão a Estarreja reconhece a implementação de práticas e políticas efetivas de apoio às famílias, e deve-se a um conjunto de medidas implementadas pelo município ao longo do ano, tais como o apoio à vacinação infantil; transporte e refeições escolares; oferta de manuais escolares; atividades de ocupação de tempos livres; apoio ao arrendamento habitacional; apoio a obras de reabilitação das habitações de famílias em situação de vulnerabilidade social; comparticipação na aquisição de medicamentos; oferta cultural e desportiva; Atividades de animação e de apoio à família, atividades de enriquecimento curricular, componente de apoio à família; ou as bolsas de estudo.

Como reconhecimento do concelho como um território inclusivo, inteligente e sustentável, onde é evidente a valorização da Família e da importância do exercido da cidadania, o Município de Estarreja integra, desde 2022, a Rede Europeia de Municípios Amigos das Famílias.

O OAFR foi criado em 2008 pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas e tem como principais objetivos acompanhar, galardoar e divulgar as melhores práticas das autarquias portuguesas em matéria de responsabilidade familiar para as famílias em geral.