Campanha “Que ideia tão fértil!” dá início ao programa de compostagem em Estarreja

quarta, 27 de dezembro 2023

“Restos da preparação das refeições e restos da jardinagem podem ser transformados em composto – um fertilizante natural para usar no seu quintal! É caso para dizer: que ideia tão fértil!” “Um fertilizante natural é muito mais saudável que esses que se compram, cheios de produtos químicos!” “Se fizer compostagem, o seu saco do lixo vai ficar mais leve! Afinal, 44% dos resíduos que vão no saco do lixo são recursos orgânicos.” Estas foram algumas das mensagens transmitidas aos estarrejenses no arranque da campanha “VALORIZAR RESÍDUOS ORGÂNICOS. Que ideia tão fértil!”, que decorreu no centro da cidade de Estarreja no dia 16 de dezemebro.

O objetivo da Câmara Municipal de Estarreja é divulgar o programa de compostagem doméstica e comunitária, formas de adesão, e alertar para a valorização dos biorresíduos. Com o objetivo de desviar de aterro sanitário resíduos que são recursos importantes para a produção de fertilizante, a campanha apela à adesão à compostagem doméstica e comunitária, tendo em vista as metas preconizadas para o país no Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos- PERSU 2030.

A campanha conta com ações de sensibilização nas escolas e sessões de formação/esclarecimento para a população sobre metodologia, rotinas e benefícios da compostagem doméstica.

Disponibilização de baldes e compostores

Numa segunda fase da campanha, a Câmara Municipal de Estarreja vai disponibilizar compostores gratuitos a quem pretender valorizar os seus biorresíduos.

A campanha chegará a casa dos Munícipes, através da disponibilização gratuita de baldes de 7 litros e compostores domésticos em zona mais rurais, em que os munícipes dispõem de quintal ou jardim, e baldes de 7 litros e compostores comunitários, para zonas mais urbanas, aos munícipes aderentes.

Pode fazer a sua pré-adesão ao sistema através deste link e participar numa ação de esclarecimento agendada para 9 de março de 2024.

Este sistema permite (re)aproveitar as sobras alimentares, como restos de legumes e frutas, e resíduos verdes, provenientes da jardinagem, encaminhando-os para compostagem e transformando-os em composto para fertilizar e valorizar os solos.

A compostagem é um processo sustentável que permite a transformação dos resíduos orgânicos num composto rico em nutrientes, 100% natural, que, para além de diminuir esta tipologia de resíduo depositada em aterro, também pode ser utilizado como fertilizante, possibilitando a substituição de alguns fertilizantes químicos, melhorando a composição e a estrutura do solo.

Ações nas escolas

Também nas 9 escolas do concelho, serão instalados compositores e abordados os seguintes conteúdos: a necessidade de reduzir a produção de resíduos na origem e através da reciclagem e da valorização; as responsabilidades dos jovens produtores de resíduos; a identificação e caracterização de um novo tipo de resíduos - os resíduos orgânicos; e as rotinas e as vantagens da compostagem.

A campanha decorre na sequência da aprovação pelo Fundo Ambiental da candidatura do Município de Estarreja “Mais uma forma de reciclar”, que vem consubstanciar os investimentos efetuados em termos de implementação e promoção de processos de valorização de resíduos.

Adira já: Para receber o seu compostor gratuito, deverá participar na sessão de esclarecimento que iremos realizar no dia 9 de março. Deverá pré-inscrever-se, preenchendo o formulário online - bit.ly/compostagemInscrição - ou ligue para o 964761777 (chamada para rede móvel nacional)