Recrutamento de Técnicos de Apoio Informático para as Eleições Europeias

Inscrições prolongadas até 28 de abril

As eleições para o Parlamento Europeu em Portugal decorrem a 9 de junho de 2024 e, pela primeira vez, em todas as assembleias e seções de voto, serão utilizados cadernos eleitorais desmaterializados que estarão disponíveis em equipamentos informáticos de acesso exclusivo. O processo requer o recrutamento de Técnicos de Apoio Informático.

sexta, 19 de abril 2024

Os Técnicos de Apoio Informático (TAI) estarão, no dia 9 de junho, junto às mesas de voto, em cada uma das assembleias e secções de voto, devidamente credenciados pela Administração Eleitoral, com a função de acompanhar o processo e os equipamentos informáticos no âmbito da utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados e do plano de contingência, que assegura o apoio à continuidade da votação em caso de indisponibilidade pontual do sistema ou de dificuldades de acesso por parte das mesas de voto.  Ao TAI estará vedado o acesso aos cadernos eleitorais desmaterializados e a qualquer operação que interfira com o processo de votação.

Para a realização desta tarefa, será necessário frequentar uma ação de formação de um dia (6 horas), promovida pelo IEFP, a realizar em instalações da Câmara Municipal. No dia 1 de junho, os TAI irão ministrar ações de formação aos membros de mesa sobre a utilização dos cadernos eleitorais desmaterializados e outros assuntos, no período da manhã, seguindo-se, no período da tarde, a realização de testes.

Quem pode concorrer?
A esta vaga, poderão concorrer cidadãos com mais de 18 anos, com o 12.º ano ou frequência do ensino superior, com conhecimentos em informática na ótica do utilizador, preferindo aqueles que tenham formação tecnológica em informática ou em sistemas de informação e de comunicação.

O valor da compensação a atribuir aos TAI, é resultante dos 3 dias da sua intervenção, a saber:
* Dia de formação do TAI;
* Dia de formação aos membros de mesa e testes (01/06/2024);
* Dia da eleição e apoio à mesa (09/06/2024).
A compensação apenas será atribuída se o TAI estiver presente no dia da eleição.

Como concorrer?
Os interessados poderão efetuar a sua inscrição até ao dia 28/04/2024, através do preenchimento deste formulário, enviando-o, com os documentos anexos ao mesmo, para a conta de e-mail eleicoes@cm-estarreja.pt.

Após validação dos requisitos pela Câmara Municipal e encontrando-se a candidatura em conformidade, os candidatos serão notificados para efetuarem, também, a sua inscrição junto do IEFP (nota: apesar de estarem a fazer um registo do IEFP, o mesmo tem apenas como finalidade a inscrição para a ação de formação de TAI na Eleição para o Parlamento Europeu que será ministrada por aquela entidade, não produzindo qualquer outro efeito junto do IEFP).

Formulário - boletim de inscrição