AME Estarreja: o que fazer esta semana?

Já sabe o que acontecerá esta semana em Estarreja? Nos próximos dias, os estarrejenses podem participar nas atividades paralelas das Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja.

quarta, 05 de junho 2024

Há ainda jazz, cinema, exposições e muito mais para si e para toda a família. Aceite as nossas sugestões que constam na AME – Agenda Municipal de Estarreja.

As Festas já começaram e há atividades para todos

Nos dias 6 e 7 de junho, quinta e sexta-feira, às 10h30 e às 14h30, a Biblioteca Municipal recebe as IPSS e os seniores proporcionando sessões de narração oral “Partilhando Contos” com António Fontinha. O dia a dia de hoje, é diverso do quotidiano de há 60 anos. Tantas diferenças! Contudo, há uma língua comum, um imaginário que é nossa responsabilidade perpetuar. Surpreendentemente, num mundo inundado de tecnologia, a pueril brincadeira de contar e escutar histórias, volta a despertar o interesse de grandes e pequenos... e que histórias habitavam os antigos serões? A ideia é partilhar algum desse património, desencantando memórias.

A Fábrica da História abre as portas, na sexta-feira, dia 7, às 18h30, para uma oficina “A Brincadeira de Contar Histórias” com António Fontinha. Contar histórias, como escutá-las, é um gesto propiciador de um prazer que acompanha o homem desde o princípio dos tempos. Resgatar os prazeres desse jogo, focarmo-nos na tradição oral, é simples, o que não equivale a dizer que seja fácil. Reaprender a brincar é uma caminhada exigente. Esta breve oficina sobre o ato de contar histórias tem o objetivo de potenciar o gosto pela narração.

O Mercado Júlio Neves em Avanca acolhe o 25.º Convívio dos Amigos Motards de Avanca. Junte-se à festa no sábado, dia 8, das 9h às 18h.

Na segunda-feira, dia 10, passe pelo Complexo de Desporto e Lazer e assista ao 33.º Torneio de Natação “Cidade de Estarreja”, que conta com a participação de cerca de 20 equipas de várias Associações de Natação e com uma média de 250 nadadores participantes. O torneio acontece das 10h às 13h.

E não se esqueça: as Festas retomam de 12 a 16 de junho. O Parque Municipal do Antuã transforma-se no palco dos grandes concertos, das marchas populares e das tasquinhas.  No cartaz do evento surgem os concertos de grandes nomes da música nacional que dispensam apresentações: Os Quatro e Meia (dia 13), David Fonseca (dia 14), Ana Bacalhau (dia 15) e Flaviana Borges (dia 16).

Consulte a programação completa das Festas de Santo António, da Cidade e de Estarreja.

O palco do CTE

Esta quarta e quinta-feira, dias 5 e 6 de junho, o CTE acolhe a apresentação pública dos projetos em competição no 4. ° Concurso Internacional de Jazz da Universidade de Aveiro, que tem como objetivo promover a criação artística no seio dos ensembles emergentes do panorama jazzístico em Portugal e fomentar a sua relação com eventos congéneres que decorrem noutros países. Destina-se a ensembles de Jazz que não tenham qualquer trabalho discográfico editado, constituídos por músicos portugueses e/ou músicos estrangeiros.

Miúdos e graúdos são chamados à sala de cinema para assistir a "Garfiel – o Filme". Na manhã de domingo, dia 9, às 10h30, é tempo de conhecer a história do gato mais famoso do mundo.  Ele era ainda um gatinho quando resolveu adoptar Jon. Mas a placidez da sua vida ao lado de Jon e de Odie, o seu companheiro canino, muda drasticamente quando Garfield se cruza com Vic, o seu aventureiro – e muito irresponsável – progenitor.

Este resumo é também um convite à consulta mais detalhada da AME - Agenda Municipal de Estarreja ou da agenda do site do Município.