Jovens podem ser agentes de mudança

Assembleia Municipal Jovem de Estarreja promove a participação cívica

quarta, 09 de abril 2025


A Assembleia Municipal Jovem reuniu no Salão Nobre dos Paços do Concelho no dia 31 de março, onde mais de 40 alunos do 12.º ano da Escola Secundária de Estarreja, debateram ideias e apresentaram propostas, participando ativamente na vida democrática local.
 
A iniciativa proporciona aos jovens do município uma plataforma de discussão e procura fomentar o seu envolvimento no debate de temas relacionados com o local onde vivem e estudam. Os membros da Assembleia apresentaram propostas e soluções para os problemas que enfrentam no dia a dia, participando num diálogo construtivo com os representantes municipais.
 
O presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, abriu o dia de trabalho, tendo destacado a importância da iniciativa para contribuir para o desenvolvimento de uma cidadania ativa e consciente. Os jovens não só aprendem sobre o funcionamento das instituições democráticas, como também desenvolvem habilidades de liderança e comunicação, e ganham uma compreensão mais profunda dos desafios e oportunidades que existem no município. O autarca desafiou os jovens a pensar sobre cidadania ativa, competências cívicas e funcionamento dos órgãos autárquicos.
 
Alunos propõem ideias inovadoras para melhorar a comunidade local
 

A manhã foi dedicada a dinâmicas de grupo de forma a preparar as propostas selecionadas. Durante a tarde, realizou-se a Sessão Plenária da Assembleia Municipal Jovem, tendo o vereador da Juventude, João Alegria, sublinhado “a riqueza e diversidade das propostas apresentadas, reveladoras de uma juventude atenta e preocupada, que quer respostas às várias questões da nossa comunidade e, sobretudo, no que lhes diz mais respeito na sua vida estudantil e preparação para o seu futuro.” João Alegria acrescenta que “os desafios foram lançados e muitas das questões vão ser encaminhadas para as várias entidades que têm a tutela e competência nas respetivas áreas”.
 
A participação cívica dos jovens é essencial para garantir que as suas vozes sejam ouvidas. Iniciativas como a Assembleia Municipal Jovem ajudam a construir uma sociedade mais inclusiva e participativa, onde todos os cidadãos, independentemente da idade, têm a oportunidade de contribuir para o bem comum, fortalecendo a democracia local, referiu por sua vez a presidente da Assembleia Municipal de Estarreja, Regina Bastos, que liderou os trabalhos.
 
A Assembleia Municipal Jovem pretende promover a participação cívica dos jovens, através da discussão de temas relevantes e da apresentação de propostas para o desenvolvimento local, além de reforçar a ligação da escola aos órgãos autárquicos locais.