Alunos de Pardilhó reforçam conhecimentos sobre Proteção Civil

sexta, 26 de dezembro 2025


A EBI de Pardilhó recebeu em dezembro duas ações de sensibilização sobre Proteção Civil, no âmbito do Clube de Proteção Civil do Agrupamento de Escolas de Pardilhó, dinamizado com a coordenação do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Estarreja.

Conhecer para agir em segurança

36 alunos do 9.º ano da escola pardilhoense participaram, no início do mês, numa ação de sensibilização dedicada ao tema “Risco Químico”. A sessão foi conduzida pela professora Berta Dias e contou com a colaboração da técnica de Proteção Civil do Município, Isa Rodrigues, e de Duarte Barbosa, da empresa CIRES, membro do Grupo de Prevenção de Riscos do PAPOCAR.

Com esta atividade, pretendeu-se reforçar a cultura de segurança entre os jovens, tornando-os mais informados e sensibilizando-os para a importância da prevenção e da preparação numa comunidade que integra um complexo industrial de relevante dimensão, o Complexo Químico de Estarreja (CQE).

Durante a sessão, os alunos ficaram a conhecer o Plano de Emergência Externo, cuja existência se justifica pela presença no concelho de indústrias classificadas como “Seveso”, devido ao seu nível superior de perigosidade. Foram explicados os objetivos do plano, os mecanismos de comunicação à população e os procedimentos a adotar em caso de ativação.

A CIRES apresentou ainda o seu Plano de Emergência Interno, enquadrado no CQE, dando a conhecer as medidas de segurança adotadas, os equipamentos de proteção utilizados e os sistemas de resposta a incidentes.

Aprender com humor

Ainda antes das férias de Natal, o SMPC proporcionou mais uma atividade ao núcleo de Pardilhó do Clube de Proteção Civil. Desta vez, numa ação que decorreu no auditório da Escola, foi possível aprender com humor.

A peça de teatro humorístico "A Proteção dos Protegidos", pela Academia Criativa BI-DOM, explora o conteúdo dos folhetos informativos da Proteção Civil, numa conversa em que três amigos discutem estes temas de forma divertida e educativa.
 
A brincar falaram-se de assuntos sérios: o que é a Proteção Civil, para que serve e onde atua, o que fazer caso ocorram sismos, incêndios em habitações, inundações ou tempestades, ou a simulação de uma situação e telefonema para o 112, com objetivo de sensibilizar os alunos e a comunidade escolar de como proceder em caso da ocorrência de catástrofes naturais.

Jovens mais informados, comunidade mais resiliente

Estas iniciativas permitem aos alunos compreender melhor o funcionamento da Proteção Civil, dos planos de emergência, bem como a importância de estarem informados e preparados. O SMPC destaca que ações como estas contribuem para uma sociedade mais consciente, participativa e resiliente, onde cada cidadão desempenha um papel fundamental na prevenção e na segurança coletiva.