Cine-Teatro revela os espetáculos da nova temporada
Nesta nova temporada, o Cine-Teatro de Estarreja (CTE) desafia-o a oferecer cultura o ano todo e a visitar-nos mais vezes. Música, teatro, dança e cinema voltam a subir ao palco criando espaços de memória, de identidade, de experimentação e de liberdade.
Janeiro inicia a inspirar a comunidade com o Encontro de Trupes de Reis (dia 4) que, em 2026, traz a criação coletiva “Janeiras de Todos os Cantos”, enriquecida pelas ilustrações sensíveis de Cátia Vidinhas e pela direção musical inspiradora de Catarina Moura e Luís Pedro Madeira. A Banda Bingre Canelense (BBC) brinda-nos com o tradicional concerto de Ano Novo "A Grande Viagem" (dia 10). Dirigido pelo maestro Paulo Almeida, este evento é uma celebração da descoberta, da imaginação e da esperança.
Sara Barradas e Diogo Martins levam à cena a peça de teatro “Se Acreditares Muito” (dia 17), que conta a história de Alex e Rupert, um casal improvável, mas a quem um encontro no metro fez despertar uma chama.
Neste mês arranca o ciclo de Concertos Íntimos com o espetáculo “Dois Pares de Botas” (dia 24) que nasceu da vontade de Nena e Joana Almeirante de criar um concerto onde toda a inspiração se baseia na música country. Em fevereiro, Ana Lua Caiano (dia 28) mostra o seu trabalho, que tem vindo a despertar atenções pelos quatro cantos do mundo, através da sua original fusão musical que combina música tradicional portuguesa com música eletrónica. A fechar, recebemos Chico César que traz na bagagem “Aos Vivos” (dia 21). Trinta anos depois do lançamento do disco com o mesmo nome e que se tornou uma obra-prima da música popular brasileira, ganha uma digressão de celebração de grandes temas como “Beradêro”, “Mama África”, “À Primeira Vista” ou “Clandestino”.
A Orquestra das Beiras volta a marcar presença nas comemorações da Elevação de Estarreja a Cidade (dia 31). Neste 21.º aniversário, o Município enaltece uma vez mais o talento e o profissionalismo dos seus músicos, convidando o contrabaixista Rafael Aguiar, mais uma vez sob direção do maestro Cláudio Ferreira.
Para fevereiro está marcado o regresso do “Trampolim Fado” (dia 21) que recebe o talento de Matilde Cid e André Baptista. Para uma noite em que a tradição e a novidade se misturam.
Em março, o Ballet do Douro apresenta “Camilo Vida e Obra” (dia 7). A coreógrafa Sílvia Boga, por contraste à imagem oitocentista de Camilo, envolve esta criação numa roupagem contemporânea, que, ao contrário de desvirtuar a obra, evidencia a sua intemporalidade trazendo-a para a contemporaneidade.
“Animália” (dia 8) é o tema da edição do próximo ano do projeto de ação educativa “Música na Escola” desenvolvido pela Orquestra Filarmonia das Beiras, e que a Câmara Municipal de Estarreja proporciona mais uma vez ao público infantil e às suas famílias. A programação de música inclui o concerto do estarrejense Joaquim Ferreira (dia 14), finalista da presente edição no The Voice Portugal 2025, que com a sua banda reúne as músicas que marcaram o seu percurso até hoje.
E num ciclo que se renova, Sérgio Godinho apresenta “LIBERDADE25” (28 março), a celebração de uma carreira que se confunde com história do quotidiano português e que tem numa canção composta em 1974 um dos seus hinos obrigatórios.
A Companhia de Música Teatral encerra a programação de teatro, dirigida a bebés dos 0 aos 36 meses, com “A Liberdade a Passar Por Aqui” (dia 15), uma experiência poética para a primeira infância que explora a Liberdade.
Os filmes acabados de estrear chegam à tela do CTE
No cinema, as ofertas são diversas desde as Quintas de Cinema, que trarão filmes europeus e de autor, passando pelo Cinema Infantil com estreias de sucesso, até Cinema em Cartaz com filmes, também, acabados de chegar às salas. Nesta sala, todas as pessoas têm lugar. Nesta sala há grandes espetáculos, grandes emoções!
Este resumo da atividade cultural do CTE, não dispensa a consulta da nova Agenda Municipal de Estarreja.


