ERASE VAI COMEÇAR

quinta, 30 de outubro 2003

Despoluição dos solos de Estarreja avança. 303 mil metros cúbicos de Resíduos Industriais colocados a céu aberto ao longo de décadas serão depositados numa estrutura de confinamento. No dia 14 de Novembro será lançada a primeira pedra da obra da Estrutura de Confinamento para os Resíduos Industriais e Solos Contaminados do Complexo Químico de Estarreja (CQE) prevista no ERASE, projecto para a Regeneração Ambiental dos Solos de Estarreja. A cerimónia conta com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Dr. José Eduardo Martins. Aprovada a candidatura ao Plano Operacional do Ambiente, o Conselho de Administração da ERASE, presidido por José Eduardo Matos, procedeu, na sexta feira, dia 24, à adjudicação da Construção da Estrutura de Confinamento à firma “Construções Gabriel A. S. Couto”, sediada em Vila Nova de Famalicão. O investimento global do projecto é de 6 milhões e 898 mil euros. O investimento elegível (5.081 milhões de euros) é comparticipado em 75% (3.810 milhões de euros) pelos fundos comunitários. Os restantes 25% ( 1 milhão e 200 mil euros ) são suportados pelas quatro empresas (UNITECA, CIRES, ADP e UIMIGAL) que constituem o Agrupamento Complementar de Empresas (ACE) do ERASE, do qual também faz parte a Câmara Municipal de Estarreja. “Nove anos depois, vencidas sucessivas dificuldades e burocracias, vai dar-se início ao emblemático projecto de colocação dos resíduos históricos do Complexo Químico de Estarreja numa estrutura impermeabilizada. Este projecto de recuperação ambiental a efectuar em Estarreja constitui, em matéria ambiental, um marco para o concelho e um positivo exemplo para o país”, reage com satisfação o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos. Programa do início dos trabalhos do Projecto ERASE, 14 de Novembro 11 Horas – Recepção nos Paços do Concelho ao Secretário de Estado do Ambiente, Dr. José Eduardo Martins. – Sessão Solene com assinatura do Contrato de Concessão de Comparticipação Comunitária. 12 Horas – Início dos Trabalhos da “Empreitada de Construção da Estrutura de Confinamento dos Resíduos Industriais e Solos Contaminados do Complexo Químico de Estarreja”, nos terrenos previstos para o efeito.