PASSAGEM PARA PEÕES NA PÓVOA

segunda, 26 de janeiro 2004

A REFER – Rede Ferroviária Nacional lançou o concurso para a execução de uma Rampa para Peões na Póvoa, Estarreja. A empreitada designada “Rampa para Acesso de Peões à Passagem Superior ao km 288,000” está orçada em 70 mil e 650 euros. Integrada no Projecto de Modernização da Linha do Norte, a construção desta rampa deriva ainda da supressão da antiga Passagem de Nível (PN), há cerca de 16 anos atrás, e visa satisfazer uma reivindicação antiga da população interessada, melhorando o acesso pedonal ao centro da Vila de Estarreja. A eliminação da PN nunca correspondeu totalmente às expectativas dos muitos peões que a utilizavam, apesar da construção de uma escadaria do lado Norte da Passagem Superior existente ao km 288,000. Muitos dos utentes da PN suprimida continuaram a passar, ainda que clandestinamente, pela via no local em que a Rua Conselheiro José Luciano Castro foi interrompida pelo encerramento da PN. Esta situação verifica-se mesmo após a construção de muros de betão destinados a confinar a plataforma da Linha do Norte no local, com todos os perigos e inconvenientes daí decorrentes. É pois para resolver de forma definitiva esta situação que se pretende construir a rampa para peões. “Esta é mais uma herança que recebi sem resolução, atravessando os executivos de Maria de Lurdes Breu e Vladimiro Silva. Mas ao terceiro Presidente da Câmara será de vez. Os cidadãos daquele lugar têm razão pois a solução inicial de há mais de uma dúzia de anos é má para os peões e nunca foi corrigida, o que se lamenta, pois os perigos que miúdos e graúdos correram na travessia dos carris, só por sorte não deram em tragédia. Há um ano, os moradores transmitiram essa antiga queixa e o seu cansaço por verem a resolução do problema sempre adiado”, comenta o presidente da Câmara, José Eduardo Matos. A desnivelada para peões será criada em paralelo à escadaria já existente junto à Ponte. O traçado terá um cumprimento total de 95,20 metros. A solução escolhida implica uma maior funcionalidade – traduzida no menor percurso possível – comodidade e segurança para os utentes, sendo a melhor em termos de impacto visual. REFER, Câmara e Junta de Freguesia de Beduído acordaram a repartição de responsabilidades. A Câmara procedeu à limpeza do local, melhorou o acesso pedonal e colocou nova iluminação, essencial para a utilização nocturna da futura rampa. Por outro lado, a autarquia vai alargar os passeios da Ponte melhorando seguidamente essa Rua Fernando Assis Pacheco até à Rotunda de Pardilhó/Veiros. A Junta avançou com a beneficiação de um caminho de acesso à estrada principal. Por escolha da população, a REFER comprometeu-se a construir uma solução em rampa paralela às escadas. “Será uma forma de fazer justiça demasiados anos depois e de melhorar a qualidade de vida daqueles cidadãos que tanto a merecem”, afirma José Eduardo Matos.