REFORMA DA SAÚDE EM ESTARREJA

segunda, 19 de abril 2004

No final da visita de trabalho ao Concelho estarrejense, realizada esta segunda feira, Paulo Maia, coordenador da Sub-Região de Saúde de Aveiro (SRSA), concluiu que “este é um momento de reforma da Saúde em Estarreja”. A melhoria dos equipamentos, a par com a racionalização de meios e diversificação dos serviços são medidas em execução no Município. Nova Extensão de Saúde em Veiros Veiros está na lista de prioridades da SRSA. Paulo Maia prevê para 2006 o início da construção da nova Extensão de Saúde da freguesia. As actuais instalações, cedidas pelo Centro Cultural e Desportivo de Veiros, são “demasiado apertadas e há falta de espaço” para servir os 2163 utentes, informou o presidente da Junta de Freguesia de Veiros, José Fernando Henriques. A solução para o problema passará pela construção de raiz de uma nova Unidade de Saúde na freguesia. Paulo Maia ficou a conhecer a possível localização da futura estrutura. Remodelação da Extensão de Canelas A freguesia de Canelas, com 1670 utentes, sofre do mesmo problema. O edifício onde funciona a Unidade de Saúde tem cerca de 30 anos e não reúne as condições desejáveis sendo o espaço demasiado exíguo. A curto prazo, as carências estruturais serão colmatadas com obras de remodelação e ampliação do edifício. No futuro, a SRSA equacionará a construção de uma nova Unidade de Saúde em Canelas. Unidade de Pardilhó pronta no final deste ano Os 4809 utentes da Unidade de Saúde de Pardilhó poderão beneficiar das novas instalações no início de 2005. As obras em curso na Quinta do Rezende estarão concluídas no final deste ano. A construção de um edifício de raiz mantendo a traça original da antiga Casa do Rezende envolve um investimento de 355 mil euros, comparticipado em 59,90% pela Administração Regional de Saúde do Centro. Unidade de Saúde de Salreu foi baptizada Um ano depois de ter entrado em funcionamento, a Extensão de Saúde de Salreu foi inaugurada oficialmente com o descerramento da lápide com o nome do médico Dr. José Oliveira e Silva mostrando a “gratidão do Município a um Homem que serve de exemplo a todos nós sendo uma figura destacada do nosso Concelho quer na Medicina e como Humanista”, afirmou o Presidente da Câmara de Estarreja, José Eduardo Matos. A cerimónia assinalou ainda o “trabalho dos muitos profissionais que contribuem para que a Unidade de Saúde funcione em pleno” numa política de maior proximidade dos cuidados de saúde aos 6 mil utentes de Salreu. Parceria Hospital/ Centro de Saúde O Hospital Visconde de Salreu e a Sub-Região de Saúde de Aveiro assinaram um protocolo de cooperação com a finalidade de melhorar a qualidade da prestação dos serviços de saúde através da estreita colaboração das estruturas responsáveis pela Saúde no Concelho. Na prática, o Centro de Saúde irá ceder ao SAP/SU – Serviço de Atendimento Permanente/Serviço de Urgência, a funcionar no Hospital, recursos médicos no período das 8H às 20H, de segunda a sexta-feira. Será assim possível “libertar médicos hospitalares para outras áreas que queremos lançar, nomeadamente, a valência de Hospital de Dia, uma unidade especializada de tratamento para utentes que não precisam de internamento”, explica o Administrador – Delegado do Hospital, Olinto Ravara. O Hospital assegurará os meios humanos, durante o período nocturno, para além dos meios complementares de diagnóstico no SAP/SU. As melhorias introduzidas permitirão ainda abrir novas valências “diferenciando os serviços”, disse Olinto Ravara referindo-se à abertura das áreas de Neurologia, Urologia, Pediatria e Cardiologia na valência de Consulta Externa. “A mudança será benéfica para os utentes”, disse o director do Centro de Saúde de Estarreja, Manuel Sampaio, que realçou o “esforço significativo do Centro de Saúde ao nível de recursos médicos”. O acordo entra em vigor a 17 de Maio do corrente ano. Declarações no final da visita: Coordenador da Sub Região de Saúde de Aveiro, Paulo Maia “Este é um momento de reforma da Saúde em Estarreja. As autoridades de saúde estão atentas às carências e necessidades do Concelho. Nesta visita, as instalações de saúde foram objecto de análise para ponderarmos as melhores soluções. Vamos conseguir melhor saúde e mais saúde.” Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, José Eduardo Matos “A Autarquia vai continuar a pressionar para que sejam tomadas decisões tentando “empurrar” a ARS para as melhores soluções. Ao adquirir os terrenos, ao elaborar os projectos e ao suportar uma percentagem do valor da obra, estamos a agilizar os processos fazendo com que as nossas aspirações se concretizem. Assim esperamos que aconteça no que diz respeito a Veiros e, futuramente, em Canelas, contando para isso com a eficácia da actual equipa que dirige os serviços de saúde em Aveiro”.