COZINHA REGIONAL E MÚSICA ABREM AS FESTAS DE STO ANTÓNIO

sexta, 04 de junho 2004

A Praça Francisco Barbosa vive um ambiente festivo. Até 13 de Junho, é neste ponto central da Vila de Estarreja que decorrem as Festas de Santo António e do Concelho de Estarreja. Os primeiros 3 dias de festejos têm um sabor diferente com as Tasquinhas de Gastronomia Regional sempre acompanhadas com música. Na Casa da Cultura, pode apreciar os trabalhos de pintura de Zé Penicheiro. 4 JUNHO/ SEXTA 17:00 - Abertura do Concurso "Montras de Sto. António" Por iniciativa da Associação Empresarial SEMA, os comerciantes da Vila de Estarreja são convidados a decorar as montras dos seus estabelecimentos comerciais tendo como mote a homenagem ao padroeiro do Concelho. 18:00 - Abertura das TASQUINHAS de Gastronomia Regional Durante 3 dias, 14 colectividades estarrejenses servem os pratos típicos da região aguçando o apetite dos visitantes. Entre as especialidades sobressaem os rojões de carne e das tripas, couratos, a sardinha assada, a caldeirada de enguias, enguias fritas, porco assado no espeto, as padas de Pardilhó, regueifa doce, entre muitas outras iguarias regadas a bom vinho. O certame abrirá o Roteiro da Cozinha Regional 2004 que passará pelas 7 freguesias do Concelho, sempre acompanhado com animação cultural e musical, nos meses de Junho, Julho e Setembro. 21:00 - Inauguração da Exposição de Pintura “ESTEIROS DE VIDA”, de ZÉ PENICHEIRO na Casa Municipal da Cultura “São cinquenta e seis, os anos que Zé Penicheiro já leva de carreira artística. Natural da aldeia beirã de Candosa, radicado muito jovem na Figueira da Foz, Zé Penicheiro teve a força de carácter necessária para não permitir que dificuldades económicas abafassem e destruíssem a excepcional veia artística que cedo nele se manifestou”. Coimbra, 19 de Maio de 2003 Fernando Fausto de Almeida “O amarelo é o chamamento da terra, o Outono, o pão quente, as cores do sol pesado, as idades da sabedoria, as mãos que tecem a lã; o azul é a cidade e os seus cais, os pescadores, o cheiro do mar, os salões, as danças, a vida pugnaz e os seus risos frívolos. Do amarelo e do azul, o volume das nuances ultrapassa o pigmento, a sua ternura pertencente a Portugal, abrigada nas covas das rochas e na bruma das ondas do mar, no fundo das lembranças e das aldeia melancólicas de Trancoso e alegrias da Figueira da Foz, os versos cromáticos de todo um país e os do Penicheiro”. Mariana Wathelet in “Luxemburger Wort” 11/10/00 22:30 - Concerto "ESCALA 5" Grupo do Concelho apresenta versões de êxitos dos anos 80 e 90 numa noite ideal para dar um pé de dança. 23:30 - Fogo de Abertura 5 JUNHO/ SÁBADO TASQUINHAS Durante todo o dia: Campeonato Nacional de Pista de Corridas em Patins A Associação Desportiva Arsenal de Canelas organiza esta etapa. 17 equipas, as quais englobarão 180 atletas, irão competir na Pista de Canelas. 21:30 - Concerto "RAÍZES" Sem abandonar a música tradicional portuguesa, este grupo de Vila Verde, Braga, através de composições próprias, vem criando um estilo mais personalizado. Criado em 1980, o “Raízes” vem desenvolvendo um profícuo trabalho de pesquisa, recolha e divulgação da música tradicional portuguesa. 6 JUNHO/ DOMINGO TASQUINHAS Manhã: Campeonato Nacional de Pista de Corridas em Patins 16:00 - Festival de Folclore Rancho Folclórico e Etnográfico de Veiros (grupo organizador) Rancho Folclórico e Etnográfico de Estói, Faro Rancho Folclórico “As Mondadeiras do Algueirão”, Mem – Martins Rancho Folclórico “Estrela D’Alva”, Seia Rancho Típico “Estrelas do Cabouco”, Coimbra 21:30 - Concerto "CONJUNTO ANTÓNIO MAFRA" O Conjunto “António Mafra” dispensa qualquer tipo de apresentações. Depois de uma longa ausência, o grupo está de volta para animar o público com os seus êxitos de 50 anos de carreira e 48 discos gravados. Temas como “O Carteiro”, “Sete e Pico” e ”Arrebita, arrebita” prometem alegrar o público estarrejense.