NOVO QUADRO DE PESSOAL DA CÂMARA EM VIGOR

sexta, 23 de julho 2004

Um Organigrama a pensar no Munícipe. A nova estrutura orgânica da Câmara Municipal de Estarreja tem no topo das suas prioridades a adequação às novas realidades, a simplificação dos processos e a aproximação ao Cidadão. O novo Organigrama entrou em vigor após a aprovação pela Assembleia Municipal e posterior publicação no “Diário da República”. A criação do GAME – Gabinete de Atendimento ao Munícipe de Estarreja reflecte essa visão do Executivo em querer dar respostas rápidas e simples. O utente vai deixar de andar perdido entre divisões, departamentos, secções e diferentes edifícios onde estão instalados os serviços camarários. A curto prazo, bastará uma deslocação ao futuro GAME, em fase de instalação no rés-do-chão dos Paços do Concelho. Ali, o Munícipe tratará de todos seus os assuntos, num passo fundamental de Modernização Administrativa. Com o novo quadro, foram criadas quatro novas Divisões, passando a existir um total de 11. Diminui o peso do actual Departamento Técnico de Obras e Urbanismo passando a designar-se de “Departamento de Obras Municipais e Ambiente”, que centrará a sua acção na área das obras públicas e do ambiente e que, pela primeira vez, surge identificado na estrutura principal da Câmara. A autonomização das Obras Particulares e Planeamento é outra mudança chave para procurar respostas mais rápidas ao Cidadão criando-se a específica “Divisão de Obras Particulares”. Quanto ao crescimento urbanístico, com sentido de equilíbrio, está nas mãos da nova “Divisão de Planeamento e Urbanismo”, autonomizada das obras particulares, num modelo experimental, cujos resultados oportunamente se avaliarão. Procurou-se a especialização em áreas presentemente valorizadas como são os casos da nova “Divisão de Serviços Urbanos”, dedicada à Limpeza, Resíduos Sólidos Urbanos e Espaços Verdes, e da inovadora designação de “Divisão de Ambiente, Água e Saneamento”. A criação da “Divisão Económica e Financeira” realça uma área que adquiriu vital relevância na gestão municipal. Com uma orgânica alargada, a “Divisão da Cultura” responderá às novas exigências que suscitam a Biblioteca e, sobretudo, o futuro Cine – Teatro Municipal. A Divisão de Educação, Desporto e Assuntos Sociais foi extinta para dar lugar a duas divisões: a “Divisão da Educação e Assuntos Sociais” e a “Divisão do Desporto”, sublinhando a dinâmica vivida nesta área e simbolizada na Escola Municipal de Desporto. O novo Organigrama reflecte “a visão do actual executivo, integrando a necessária reforma da Administração da Câmara, adequando-a às exigências cada vez maiores, no tocante à gestão e acção da Autarquia Municipal, com os importantes ‘inputs’ da Auditoria Funcional, na articulação com a Assembleia Municipal e Juntas de Freguesia. Este modelo pretende também desburocratizar os contactos entre executivo e chefias, tão penalizante para a prontidão que se pretende nas respostas aos munícipes”, adianta o Vice – Presidente da Autarquia e responsável pelo Pelouro dos Recursos Humanos, Abílio Silveira.