NOVO COMPLEXO DE PISCINAS EM PROJECTO: OBRA AVANÇA EM 2006

sexta, 14 de outubro 2005

O projecto do novo Complexo de Piscinas Municipais de Estarreja foi apresentado na reunião do executivo camarário. O investimento previsto é de 2,8 milhões de euros. Constituído por três pisos, o equipamento vai nascer junto ao Estádio do CDE sendo destinado a fins balneares e actividades recreativas, formativas e desportivas. A Autarquia prevê lançar o concurso internacional para execução da obra até ao final do ano. A construção deverá ter início no primeiro semestre de 2006. O projecto está a ser pensado ao pormenor para que se constitua num “modelo para o futuro, com auto sustentabilidade”, afirma o Vice Presidente da Câmara Municipal, responsável pelo Pelouro do Desporto. Nesse sentido, estão a ser efectuados estudos tendo em vista a poupança de recursos. No caso da água, estima-se que no processo de renovação da água do tanque se desperdice até 3% por dia. Está-se a avaliar um sistema de aproveitamento dessa água canalizando-a para um depósito de reserva que servirá para a rega e outros fins. A utilização das energias renováveis, nomeadamente da solar para aquecimento da água, é outra hipótese em estudo. O investimento previsto “é significativo mas uma estrutura como esta faz falta a Estarreja”, explica Abílio Silveira. O protocolo de colaboração financeira assinado com a Secretaria de Estado do Desporto prevê a comparticipação governamental. A intervenção arquitectónica apresentada rege-se por quatro directrizes fundamentais: a definição de uma praça pública, a criação de uma vasta zona verde, a construção de três campos de ténis e de um complexo de piscinas cobertas. A praça pública, junto à entrada principal do edifício, e a intervenção nos espaços exteriores circundantes materializam zonas de convívio, lazer e desporto, ponto de encontro de pessoas, estabelecendo-se a preservação e criação de áreas ajardinadas e arborizadas. Os estacionamentos localizam-se junto à rede viária. O terreno de implantação possui boas condições de acessibilidade e complementa outros espaços públicos de desporto e lazer. Na envolvente destacam-se as instalações do Clube Desportivo de Estarreja e a Escola Secundária. Uma das principais preocupações para a concepção da piscina foi a clara distinção dos espaços interiores para evitar conflitos entre as diferentes funções espaciais. Destacam-se quatro sectores: a zona do público, a zona de serviços anexos, a zona de banho e a zona de serviços técnicos. A piscina coberta terá dois tanques artificiais. O de 18x10m considera-se de aprendizagem ou recreio e o tanque 25x18 classifica-se como desportivo. A zona de serviços técnicos funciona ao nível da cave. O espaço do bar possui vista panorâmica para a praça exterior e para o complexo de ténis, fazendo parte da composição do alçado principal do edifício. A sua localização permite igualmente visão para o interior da nave. Num corpo localizado a norte, situam-se as áreas de ginásio, “health-club”, salas de “squash” e respectivos balneários. A disposição dos dois volumes que compõem o edifício permite a criação de um pátio interior ajardinado. Para esta área ficam voltados os espaços de “health club”, nomeadamente a sala de relaxamento. Existe ainda um espaço interior com carácter polivalente, destinado a sala de eventos. Este espaço localiza-se na frontaria do edifício, ao nível da cave, voltado para um espaço complementar exterior onde se situa um anfiteatro. Construída em 1986, a actual Piscina Municipal de Estarreja, situada no centro da Cidade, apresenta várias lacunas: inexistência de um espaço social ou bancada, o grande grau de humidade impossibilita a informatização dos serviços e limitações ao nível da tecnologia do tratamento e aquecimento da água. Por outro lado, a actual piscina implica custos de manutenção elevados. Face às carências detectadas, a Câmara Municipal optou por construir o Complexo de Piscinas equipado com 2 piscinas cobertas, ginásio, “health club”, hidromassagem, 2 campos de squash e 3 de ténis, auditório e bar. Oferecendo outro tipo de condições e diversificando as actividades, tais como ginásio, sauna, jacuzzi, o novo Complexo irá contribuir para o desenvolvimento da prática desportiva dos Munícipes.