ESTARREJA VAI TER CARTA DE RISCO

segunda, 21 de novembro 2005

A Carta de Risco do Município de Estarreja está em fase de início de elaboração. O Departamento de Ambiente e Ordenamento da Universidade de Aveiro vai produzir as Cartas de Risco de Cheia, Incêndios Florestais, Erosão Costeira e Industriais dos Municípios aderentes ao projecto SECUR RIA – Segurança na Região da Ria de Aveiro, no âmbito do Aveiro Digital 2003/2006. Os Municípios e a UA assinaram o contrato com vista à elaboração dos documentos. O SECUR RIA visa a elaboração das Cartas de Risco dos Municípios que serão depois apresentadas de forma integrada na internet. O projecto envolve os Municípios de Águeda, Albergaria-a-Velha, Aveiro, Estarreja, Ílhavo, Mira, Murtosa, Oliveira do Bairro, Ovar, Sever do Vouga e Vagos. Compete à UA desenvolver estudos e métodos de definição das condições de risco de cheias, incêndios florestais, erosão costeira e industriais (definidas particularmente para o pólo industrial de Estarreja e porto químico de Ílhavo); recolher e analisar informação documental sobre os diferentes riscos, proceder à inventariação de pontos com marcas de cheia, in loco, em estreita colaboração com os Municípios; elaborar as cartas de risco, por Município. A equipa de projecto da UA tem a coordenação geral de Celeste Alves Coelho. A nível municipal, os Planos Municipais de Emergência estão a ser uniformizados. A harmonização dos planos municipais de emergência e a optimização da resposta a situações de emergência serão possíveis com o SECUR RIA. Os Planos Municipais de Emergência ficarão adaptados a um formato comum. Com este trabalho, para além de passar a haver maior facilidade na integração da informação relativa aos riscos e meios para resposta a situações de emergência com a base geográfica de toda a região, melhora-se a informação à população sobre protecção civil. Os Municípios passam a ter dispor de uma informação geo – referenciada até agora inexistente. De acordo com o site www.amria.pt/securria, o objectivo final deste projecto prende-se com a segurança e a protecção de pessoas e bens na sua área de intervenção, de modo a melhorar as redes de acção e informação ao público em geral mas também a todos os agentes envolvidos no processo de segurança e protecção civil. A produção dos planos municipais de segurança e emergência e a sua publicação na Internet vai melhorar a sua divulgação e permitir harmonizar e conjugar processos a nível intermunicipal.