“DIA MUNDIAL DA FLORESTA”: JORNADA ALERTOU PARA A PREVENÇÃO

quarta, 22 de março 2006

As árvores, as espécies autóctones e exóticas e a água foram os temas centrais da comemoração do Dia Mundial da Floresta e da Árvore em Estarreja. O Parque do Antuã, o Parque das Merendas e o Pavilhão Municipal foram os palcos da iniciativa que envolveu as Eco Escolas EB 23 Egas Moniz de Avanca e EBI de Pardilhó e as escolas do 1º Ciclo da Bandeira, Póvoa, do Agro e de Pardilhó, num total de 200 alunos. Os participantes foram convidados a passear pelo pontão junto ao Rio Antuã para identificar algumas espécies de vegetação exótica ali existentes percebendo-se qual o impacto negativo que estas espécies têm sobre a biodiversidade da região. “Não seguram as margens provocando o assoreamento do rio, consomem muita água e não têm capacidade de fornecer alimento às espécies animais”, explicou Rui Brito, do BIORIA – Projecto de Conservação da Natureza. “As mimosas, as austrálias e as canas-da-Índia são as principais espécies exóticas que importa controlar e substituir”, defende. No improvisado “Cantinho das Flores”, as crianças da Escola do Agro semeavam amores perfeitos. A professora Paula França comentava que a iniciativa “é muito interessante. É importante porque eles aprendem fazendo e vivenciando”. A experiência prosseguiu com a plantação de uma árvore, um carvalho português. Nesta etapa, o Gabinete Técnico Florestal ensinou a identificar os órgãos que constituem as árvores e quais as suas funções, realçando a importância das árvores e dando indicações sobre como cuidar delas. Enquanto isso, noutro ponto da jornada, o 3º ano da Escola do Paço simulava o tratamento dos esgotos na ETAR – Estação de Tratamento de Águas Residuais criada na “Viagem da Água”. Com esta acção, o Sector de Ambiente explicou os conceitos e componentes do ciclo da água, do abastecimento de água, do sistema de recolha de águas residuais e a problemática da sua poluição. No final, Helena Vinagre, professora na Escola do Agro, salientou que “as actividades práticas são úteis porque fazendo aprende-se melhor e por vezes não temos recursos na escola”. A variedade de actividades conseguiu despertar o interesse dos alunos. “Eles andam entusiasmadíssimos”, confirmou a docente. Para celebrar este dia, a Câmara Municipal ofereceu a cada uma das 1400 crianças do 1º ciclo vasos com sementes de pinheiro pretendendo-se que os alunos acompanhem o crescimento da árvore e que cuidem dela. O Presidente da Autarquia, José Eduardo de Matos, esteve na Escola das Laceiras, Salreu, onde ouviu um hino à árvore. “Hoje a floresta não é protegida, árvores amigas temos de plantar. Todos unidos podemos vencer e a floresta salvar”, cantaram as crianças.