NOVO ANO LECTIVO ABRE COM NOVIDADES

quinta, 14 de setembro 2006

Na semana em que os alunos regressaram às salas de aula, a Câmara Municipal assinalou a abertura do ano lectivo numa cerimónia realizada no Cine Teatro de Estarreja, onde foi apresentado o Programa Municipal de Educação 2006/07, sendo de destacar as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) destinadas ao 1º ciclo. O programa AEC assenta nas áreas do Inglês, Música, Educação Física, Apoio ao Estudo Informático ou Ciências Experimentais, de acordo com a preferência da escola, e surge no âmbito das novas orientações governamentais que defendem uma escola a tempo inteiro. Em Estarreja, as 70 turmas das 17 escolas do 1º ciclo do ensino básico, num total de 1240 alunos, têm a possibilidade de estarem na escola desde as 9h até às 17h30. As AEC preenchem um horário semanal de 10 horas. O Vereador da Educação da Câmara adiantou que, embora tenha avançado para a concretização do projecto, a autarquia ainda aguarda a aprovação da candidatura pelo Ministério da Educação estando em causa o financiamento do programa. A autarquia tem indicações que haverá uma resposta na próxima semana. A Câmara vai continuar a disponibilizar outros programas, de cariz pedagógico e de carácter transdisciplinar, contribuindo para a formação integral dos estudantes do concelho. Os programas “Escola das Artes” (este ano com a Dança), “Escola Ninho de Ciência”, Olimpíadas da Ciência, visitas à Casa Museu Egas Moniz, desafiando os alunos do 4º ano a construir a história do cientista na iniciativa “Egas Moniz visto pelas crianças”, Hora do Conto, Oficinas Livres de Leitura, Acções de Formação para a Leitura e Expressão Dramática foram enumerados pelo Vereador da Educação do Município, João Alegria. As escolas serão ainda envolvidas em acções como o Natal no Cinema, Carnaval Infantil, Marchas de Santo António, Dia Mundial da Criança, Árvore de Natal 2006, Projecto “O Papel da Autarquia”, Reciclagem de óleos, Dia Mundial da Floresta, VI Semana do Ambiente e Projecto “Guardiães da Floresta”. Atendendo a “franjas da população que exigem actuações particulares”, está em curso o projecto “Meninos da Ria” em Pardilhó, existe uma candidatura, para a freguesia de Avanca, ao programa “Escolhas”, destinado à integração de jovens provenientes de meios desfavoráveis, e prevê-se a realização de acções de prevenção das toxicodependências. Aos formadores foi deixado “um apelo à participação cívica”, nomeadamente através dos seus representantes no Conselho Municipal da Educação, Conselho Local de Acção Social da Rede Social e Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ). A CPCJ detém “um papel importantíssimo na defesa dos menores”, disse João Alegria, pedindo a atenção dos agentes educativos para “comportamentos e alterações muitas vezes consequência de maus tratos que importa referenciar”. A assistente social da Câmara Municipal, Ana Paula Rendeiro, sublinhou que a “classe educativa detém um posto de observação privilegiado”, sendo um dever de todos proteger as crianças. A autarquia continua a apostar na qualificação da educação. “A requalificação contínua dos edifícios escolares, o apetrechamento de todas as salas de aula com computador, impressora e ligação em rede e à internet são dois exemplos do esforço de proporcionar cada vez melhores condições para o desenvolvimento das aprendizagens”, exemplifica o Vereador da Educação. As áreas de actuação da autarquia contemplam a Acção Social Escolar, Transportes Escolares, Serviço de Apoio à Família, colocação de pessoal não docente nos Jardins-de-Infância. O serviço de psicologia da Câmara também dá apoio às escolas. Contudo, a missão de Educar requer “articulação entre todos os agentes educativos, partilhando serviços e recursos” sendo necessária a “colaboração de todos na nobre tarefa de educar”, salienta João Alegria. Presente na sessão comemorativa, o Presidente do Município, José Eduardo de Matos, insistiu na união e na co-responsabilização de todos os agentes. “A Câmara faz um esforço físico e material, temos equipamentos que não tínhamos, mas esse esforço não deve ficar por aqui. A face humana é fundamental e por isso estamos hoje todos aqui”. É obrigatório uma “ligação e interactividade permanentes. Vamos dar as mãos para melhorar o sistema”, apelou. A sessão serviu para dar as boas vindas aos agentes educativos que agora iniciam um novo ano lectivo e para homenagear o pessoal docente e não docente aposentados em 2005/06.