Reparação do rombo no Esteiro de Canelas

quinta, 22 de março 2007

Foram reparadas as margens do Esteiro de Canelas, na sequência de um rombo provocado, no final do ano passado, pelo mau tempo. A intervenção da CCRRC – Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro resultou na reposição do caminho ao longo do esteiro, no fecho da rotura e na criação de uma passagem alternativa.

O Presidente da Câmara Municipal, José Eduardo de Matos, tinha reunido com o Vice-Presidente da CCDRC, em Coimbra, sublinhando a necessidade de se intervir sem mais delongas dos procedimentos administrativos, como tem de acontecer em situações de emergência. Finalmente, surgiu a intervenção.

As obras desta semana irão evitar a entrada de água salgada nos campos agrícolas. Em estudo, de acordo com a CCDRC, está a colocação de uma comporta de maré, verdadeira solução definitiva para o problema.

No final do ano passado, as fortes chuvadas e as marés vivas provocaram estragos assinaláveis na margem poente do Rio Antuã, junto à ponte de Porto de Vacas, Salreu, e no Esteiro de Canelas.

A rotura é prejudicial para os terrenos agrícolas pois provoca a sua salinização. Nos últimos três meses, a Câmara Municipal promoveu todos os esforços para a resolução do problema, pois é notória a entrada de água salgada para os terrenos vizinhos. Embora pertencendo ao Ministério do Ambiente a reparação dos estragos, a Câmara Municipal veio insistindo junto deste organismo para a urgência dos trabalhos face à salinização dos campos.

Alertada pela Associação de Beneficiários do Baixo Vouga e pela Junta de Freguesia de Canelas, a Câmara Municipal, com recurso aos seus próprios meios, conseguiu resolver a situação em Porto de Vacas, Salreu, apesar da competência ser do Ministério do Ambiente.

No caso do Esteiro de Canelas, houve reunião de urgência no local, na qual participaram técnicos da CCDRC, tendo sido estabelecido um programa de acção para remediar aquela situação, com o valor de 30 mil euros, a sair do bolo destinado a outras intervenções nas linhas de água do Concelho de Estarreja.

Foto do rombo no Esteiro de Canelas