Palestra “Desporto para Todos” na Secundária de Estarreja

quarta, 28 de março 2007

“Desporto para Todos” foi o tema abordado num colóquio realizado na Escola Secundária de Estarreja, na semana passada. A palestra, seguida de uma demonstração de desporto adaptado, aniquilou preconceitos comprovando que os deficientes têm capacidade para praticar desporto.

Pedro Monteiro, antigo aluno da Secundária e Mário Trindade, campeão nacional de atletismo em cadeira de rodas são dois exemplos de sacrifício e força de vontade. Afinal, os deficientes são capazes de fazer tudo aquilo a que se propõem. O vice-presidente da Câmara Municipal, Abílio Silveira, participou no colóquio para falar das acções de mobilidade desenvolvidas pela autarquia.

Nascido em Vila Real há 32 anos e paraplégico há 13, Mário Trindade persegue um objectivo principal, conseguir a participação nos Jogos Paralímpicos – Pequim 2008 (www.mariotrindade.com). Detentor de títulos de campeão nacional em atletismo, Mário tem no seu currículo um vasto conjunto de modalidades desportivas que já praticou: canoagem, hipismo, moto4, orientação e slide. Porque, “quando se quer, consegue-se”, afirmou com toda a convicção acrescentando no final que “a alegria de viver é superior à mágoa da indiferença”.

Actualmente com 24 anos e a residir em Canelas, Pedro Monteiro, portador de paralisia cerebral, é hoje estudante na Universidade de Aveiro e foi o impulsionador da página na internet www.d-eficiente.net. Faz diariamente o percurso de comboio para a cidade onde estuda e encontra obstáculos “nos cafés e espaços públicos. Há sempre um degrau…”, lamentou.

Em Estarreja, o Município tem vindo a eliminar as barreiras arquitectónicas e a criar acessibilidades, como são exemplo o Parque Municipal do Antuã, o Cine-Teatro, os Paços do Concelho e a Biblioteca. O vereador Abílio Silveira disse que existe hoje na Câmara “uma maior consciencialização para a problemática”.

E, por vezes, bastam simples gestos para permitir a mobilidade. A construção de passeios com 1,5 metros, os cuidados na colocação de sinalização e postes de iluminação, a instalação de rampas são cuidados permanentes do Município, galardoado recentemente com a Bandeira de Prata da Mobilidade no âmbito da Rede Nacional de Cidades e Vilas para Todos.

A fechar a palestra, Ricardo Vieira, treinador e jogador de basquetebol em cadeira de rodas do Núcleo de Braga da APD – Associação Portuguesa de Deficientes abordou as regras da modalidade.

Ouvidos os testemunhos passou-se para a prática com uma demonstração de basquetebol em cadeira de rodas que cativou alunos, professores e funcionários. Depois de muito aplaudido o desempenho dos atletas, seguiu-se a vez dos alunos experimentarem as cadeiras. Desde logo perceberam que não é assim tão fácil manobrar a cadeira de rodas e controlar a bola.