Câmara atribui subsídios às colectividades: Apoio dos programas PADE e PACE é superior a 400 mil €

terça, 10 de abril 2007

A Câmara Municipal aprovou os subsídios no âmbito dos programas municipais PADE e PACE 2007 destinados ao apoio de colectividades culturais, recreativas e desportivas do concelho, num total de 451.597,93 €. Foram 58 as Colectividades que apresentaram candidatura a estes programas.

Criados pela autarquia, o PACE – Programa de Apoio aos Agentes Culturais e o PADE – Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo são orientadores da política de comparticipações às Colectividades, racionalizando os recursos do Município, e, de modo transparente, com auxílio de objectivos claramente definidos, tratar com rigor e imparcialidade as colectividades.

A vida cultural e desportiva do Concelho é, em grande medida, fruto do empenho e das concretizações das Colectividades, do voluntariado e abnegação dos seus dirigentes e associados. A esta dinâmica não é alheia a proximidade existente entra a Câmara e colectividades.

Uma das prioridades do PADE é estimular a formação desportiva das crianças e jovens. A criação de infra-estruturas de qualidade e a realização de eventos, cada vez mais consolidados, são outras apostas deste programa. Este ano, o PADE atribuiu um total de 348.072,93 €, sendo que mais de metade da verba diz respeito a subsídio de capital.

O PACE premeia a capacidade organizativa e de realização das colectividades, as iniciativas mobilizadoras de participantes e público, a formação e a acessibilidade da população à cultura. Em 2007, a verba global a conceder é de 103.525,00 €. Neste caso, o valor é maioritariamente destinado a subsídios correntes.

Os programas prevêem o apoio nas seguintes áreas: actividade corrente; aquisição de bens e serviços; transportes; formação; publicações; eventos; grandes iniciativas; infra-estruturas (aquisição de viaturas; recuperação ou beneficiação de imóveis, construção ou compra de imóveis); e divulgação institucional.

Da mesma forma que nos anos anteriores, a análise de desempenho será fundamental na disponibilização das verbas que serão pagas em função do cumprimento dos objectivos a que as Colectividades se propuseram. Cabe a cada Colectividade concretizar as acções a que se candidata para que (e só depois da certeza dessa concretização) a Câmara Municipal possa entregar as comparticipações devidas.

FOTO: Os torneios de futebol organizados pelo CDE e pela Atlética na altura da Páscoa e destinados às camadas jovens são exemplos de eventos apoiados pela Câmara.