Câmara iniciou processo em 2005: Farmácia em Fermelã espera decisão do INFARMED

terça, 29 de maio 2007

O Município continua a aguardar a decisão do INFARMED - Instituto da Farmácia e do Medicamento relativa à instalação de uma farmácia em Fermelã.

Englobada numa análise do ponto de vista nacional, a candidatura de Fermelã é uma das 44 em estudo. Os dossiers serão apreciados tendo em conta a globalidade territorial, sendo que o pedido de Fermelã fará parte duma estratégia nacional e não individual.

O processo remonta a Setembro de 2005, altura em que a Câmara Municipal solicitou à Administração Regional de Saúde do Centro (ARS) autorização para instalação de novas farmácias nas freguesias de Canelas e Fermelã, únicas no concelho que não dispõem deste equipamento.

Em Janeiro de 2006, a ARS informou que tendo como base o número de habitantes e as distâncias para as farmácias mais próximas (Salreu e Angeja) só seria permissível a abertura de 1 unidade, sendo Fermelã o local indicado como melhor solução.

Foi então formalizado pela Câmara Municipal o pedido para instalação de uma farmácia em Fermelã, que mereceu o aval da ARS, que de seguida o encaminhou para a entidade licenciadora.

Sílvio Marques, Presidente da Junta de Freguesia de Fermelã, aguarda decisão com expectativa

“Temos vindo a lutar pela farmácia porque neste momento somos obrigados a sair da nossa terra para comprar medicamentos. A nossa freguesia tem muito gente idosa que não possui meios de transporte. Existem casos de terras com menos população e que dispõem de farmácia. Desde que estou na Junta, há 14 anos, esta é uma das coisas que mais anseio para a freguesia porque precisamos, é muito importante”.