Voluntários vigiam a floresta

terça, 03 de julho 2007

Esta terça-feira, 14 jovens começam a vigiar a floresta do concelho. Têm pela frente 15 dias ininterruptos de vigilância activa e atenta a qualquer sinal que possa por em risco a área florestal. São os primeiros vigilantes a ir para o terreno no âmbito do programa de voluntariado “Juntos pela Floresta, Todos contra o Fogo no Concelho de Estarreja 2007”, dirigido a jovens entre os 18 e os 30 anos. Ontem, a sessão de abertura deu as boas-vindas a 27 participantes já inscritos.

A juventude continua a interessar-se pela defesa dos recursos florestais. “Este gesto de cidadania dos mais jovens é um exemplo a seguir. Que esta semente possa germinar em cidadãos activos”, enalteceu o presidente da Câmara Municipal de Estarreja. José Eduardo de Matos deixou um alerta: “não cabe apenas aos poderes públicos olhar pelo nosso património. Esta é uma área onde todos temos responsabilidades. Devemos ser agentes activos na preservação da floresta”.

“Este projecto estimula a participação cívica dos jovens em projectos que defendam o seu património”, realça a delegada regional de Aveiro do IPJ – Instituto Português da Juventude. Por outro lado, Catarina Rodrigues enaltece o enquadramento dos voluntários no Plano Operacional Municipal de Estarreja.

"Estarreja teve uma avaliação muito positiva devido ao enquadramento que é feito no âmbito do Plano Operacional Municipal, estes jovens são acompanhados e têm tarefas muito específicas de vigilância”. Por essa razão, o IPJ aumentou o número de jovens abrangidos pelo projecto, num total de 48.

A sensibilização da população para a protecção do património comum bem como para a silvicultura preventiva e para o controlo de espécies invasoras é outro dos aspectos desta acção. O vereador do Pelouro da Educação da Câmara, João Alegria, realça este ponto acreditando que os jovens “sirvam de ponte junto das pessoas que por vezes nem olham para o que têm ao lado”.

“Estes jovens deram um salto qualitativo no seu percurso de vida. Podem dizer: estou aqui para defender o que é nosso!”, disse aos voluntários o vereador da Protecção Civil na sessão de abertura. Muitas vezes a juventude é rotulada com expressões negativistas. Esta é a prova do contrário. “A experiência do ano passado foi magnífica, a juventude é boa e vocês são um exemplo disso”, afirmou Alexandre Fonseca.

Um dos voluntários, João Ribeiro, 18 anos, considera que a quinzena vai ser “muito instrutiva”. Este jovem estudante de Veiros trocou as suas férias de Verão pelo voluntariado porque a “consciencialização para a protecção da floresta é importante e vou assumir na prática a defesa da floresta”, afirma com convicção. Por outro lado, esta vai ser uma oportunidade para “conhecer a minha região que, confesso, não conheço como devia”.

“Tudo o que seja para preservar a floresta é importante” e esta acção pode “trazer frutos para podermos tomar medidas de preservação e evitar que se façam depósitos nas florestas e nos caminhos de acesso”, considera o comandante dos Bombeiros Voluntários de Estarreja, Castro Valente, referindo-se e outra função deste jovens: a inventariação de caminhos florestais, acessos a pontos de água, de áreas ardidas e espécies animais e vegetais em risco.

No final do projecto “será possível ter uma radiografia do estado da nossa florestas e dos acessos”. O comandante considera que esta iniciativa é “extremamente importante”. Deixou ainda o desafio: “que algum destes jovens possa ser voluntário com farda e venha aderir aos bombeiros”.