José Eduardo de Matos pede ao Ministro apoio para Casa Museu Egas Moniz

quarta, 25 de julho 2007

Nesta primeira visita do Ministro da Saúde ao Município de Estarreja, o presidente da Câmara fez questão de receber o responsável na Casa Museu Egas Moniz. “Não foi por acaso que escolhemos a Casa, hoje museu, do Prof. Egas Moniz”. O autarca lançou ao governante o desafio para que apoie os projectos previstos para a casa do único Prémio Nobel português da Medicina.

O presidente do Município considera que o governo deve assumir responsabilidades nesta matéria. “Defendemos caber também ao Governo Português que o exemplo e obra deste Homem multifacetado e brilhante se perpetue. Queria publicamente convidar o Sr. Ministro a apoiar este objectivo e a possibilitar a consolidação dos projectos que aqui se inspiram”.

José Eduardo de Matos elencou os projectos. “Da beneficiação e requalificação da Casa e da circundante Quinta do Marinheiro; de um espaço Ciência Viva, na área da Medicina; da potenciação do novo Centro de Documentação; da articulação com Cursos de Saúde/Medicina. Estamos perante o único Português Prémio Nobel da Medicina. Recentemente comemoramos os 80 anos da primeira Angiografia e os 39 anos da inauguração desta Casa Museu”.

O autarca lançou a pergunta: “O que tem feito o Governo Português pela preservação e assumpção da Sua Memória, Vida e Obra?”. E deixou o apelo: “Desafio o actual Ministro da Saúde a fazer a diferença. São os espíritos como os de Egas Moniz que devem ser multiplicados. E temos tão poucos…”

Agradado com a visita à Casa Museu de Avanca, o Ministro da Saúde referiu no seu discurso que está disposto a colaborar para que o museu do Prémio Nobel da Medicina ganhe outra vida. Classificou a visita de inolvidável e de grande riqueza pedagógica e referiu que o Ministério da Saúde, “tem plena consciência da importância deste Museu e da necessidade de o tornar mais disponível, mais acessível e vivo. Visita tão interessante, que voltarei!”